terça-feira, 17 de janeiro de 2017

         Febre amarela no Brasil – Situação atualizada (17/01/2017) - Parte III
Até 16/01/2017 foram notificados pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais 152 casos suspeitos de febre amarela silvestre e 47 mortes suspeitas  em 26 municípios de Minas Gerais. Até o momento existem 37 casos prováveis da doença e 22 óbitos prováveis.
A investigação está sendo conduzida em conjunto pelo Ministério da Saúde, Estado de Minas Gerais e Municípios envolvidos.
Todo o Estado de Minas Gerais já faz parte da recomendação para vacinação de rotina da febre amarela incluindo os municípios que têm ocorrência de casos suspeitos.
A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo resolveu adotar medida preventiva vacinando a população de 26 municípios próximos ao Estado de Minas Gerais embora não haja registro de casos suspeitos em humanos ou primatas. O Ministério da Saúde apoia esta medida.
Porém no dia 16/01 foram notificados 2 casos suspeitos de febre amarela silvestre nos municípios de Conceição do Castelo e São Roque do Canaã (Espírito Santo). Os casos são de residentes na área rural.
 O Estado do Espírito Santo não é considerado área de risco para febre amarela, portanto continua sem recomendação de vacinação. A medida de precaução foi tomada em virtude da proximidade dos municípios de Minas Gerais que apresentam casos suspeitos de febre amarela.
É interessante relembrar que em 2008 e 2009 ocorreram surtos em estados indenes, que ainda não tinham notificado casos de febre amarela silvestre como Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. Houve alerta de epizootias de primatas num município no noroeste do Rio Grande do Sul fronteira com a Argentina. Em 2009 nova expansão desta vez em São Paulo em áreas que eram consideradas indenes com casos suspeitos que foram confirmados por laboratório .Também a ocorrência de epizootias suspeitas em primatas que não tinham sido notificadas, restritas a região sul sudeste próxima a divisa com o Paraná. O Paraná registrou epizootias apenas no município de Ribeirão Claro, divisa com São Paulo.
Ao todo de 28/09/2008 até 29/09/2009 foram notificados 274 casos humanos suspeitos, sendo 51 confirmados (18,6%) e 21 óbitos (letalidade de 41,2%). Mediana de idade 31 anos com predomínio do sexo masculino.
As ocorrências atuais em Minas Gerais, bem como as de 2008 e 2009, apontam para expansão da febre amarela silvestre no país e  talvez para a necessidade de incluir a vacina no calendário de rotina da criança de todo o Brasil.
Relação dos municípios que notificaram casos suspeitos de febre amarela silvestre 2016/2017:
Minas Gerais- Ladainha, Malacacheta, Frei Gaspar, Caratinga, Piedade de Caratinga, Imbé de Minas, Entre Folhas, Ubaporanga, Ipanema, Inhapim, São Domingos das Dores, São Sebastião do Maranhão, Itambacuri, Poté,  Setubinha, Água Boa,, São Pedro do Suaçuí, Simonésia, Teófilo Otoni, Ipatinga, Alpercata, Ouro Verde de Minas, Inhaomi, Santa Rita do Itueto, Alvarenga e Novo Cruzeiro.
Fonte: Informes da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.