terça-feira, 17 de janeiro de 2017

                             Febre amarela no Brasil- Parte II – Vacina

É uma vacina viva, atenuada e altamente eficaz. Ela está disponível em toda a rede pública de saúde e em clínicas privadas.
Ela é segura para o uso a partir dos 9 meses de idade em residentes e viajantes para as áreas endêmicas já referidas na matéria “Febre amarela no Brasil- Parte I”.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que apenas uma dose de vacina já é suficiente para proteção por toda a vida.
O Ministério da Saúde do Brasil recomenda duas doses da vacina febre amarela no calendário nacional para as áreas endêmicas. A primeira dose deve ser aplicada aos 9  meses e a segunda dose aos 4 anos de idade.
Para pessoas de 2 a 59 anos a recomendação é de 2 doses.
É muito importante a aplicação da vacina para pessoas que planejam turismo rural, pescaria, visitação de reservas naturais, parques ecológicos, cachoeiras, rios, florestas, bem como para aqueles que que praticam atividades laborais relacionadas ao extrativismo, a fauna e a flora em ambientes rurais e silvestres. Além da vacina, outras medidas são necessárias como utilizar roupas que protejam todo o corpo- tênis ou botas, camisa de mangas compridas e calças compridas e usar repelentes, de preferência os que tenham maior duração no tempo de proteção.
Contra indicações da Vacina:
Alergia (reação anafilática) a uma aplicação anterior da vacina.
Alergia a substâncias presentes na vacina – ovo, gelatina.
Pessoas que tenham imunodeficiência como câncer, leucemia, AIDS, história pregressa de doenças do timo ( miastenia gravis, timoma, ausência do timo ou remoção cirúrgica) e outras.
Pessoas com doenças cardíacas, pulmonares e renais graves.
Pessoas com quadros de infecção aguda (febre, etc.) devem adiar a vacinação para quando houver regressão dos sintomas.
Atenção: indivíduos com 60 anos ou mais devem apresentar prescrição médica informando que não existem agravos que  contraindiquem a aplicação da vacina.
Pessoa que vai viajar a países que exigem certificado de vacina da febre amarela, se apresentar declaração do médico informando que a pessoa possui contraindicação para a vacina, recebe no certificado a indicação de que está ”isento”.

Reações adversas:
Reação local com dor, edema e vermelhidão.
Febre, dor no corpo, dor de cabeça.
Como a vacina é de vírus vivo atenuado, em pessoas com doenças sistêmicas mais sérias ou com sistema imunológico fragilizado pode ocorrer  uma reação mais grave. É por este motivo que existe necessidade de uma avaliação médica por escrito.

Esquema de vacinação para pessoas que vivem em áreas endêmicas ou que vão viajar para áreas endêmicas
6 a 9 meses incompletos
A vacina está indicada apenas para situações de emergência
epidemiológica ou viagem para área de risco.

9 meses até antes de
completar 5 anos

1 dose aos 9 meses de idade
1 dose de reforço aos 4 anos*
* (se a criança não foi vacinada aos 9 meses deve tomar a vacina e o reforço com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses)

Que já receberam 2 doses de vacina

Estão imunizados e não precisam mais se vacinar
Que receberam uma dose única de vacina

Devem tomar o reforço, ainda que sejam adultos, após 10 anos
Que nunca foram vacinados ou sem comprovante de vacinação
Administrar a primeira dose da vacina  +
1 dose de reforço após 10 anos

60 anos ou mais nunca vacinada ou  sem comprovante de vacinação

Apenas após avaliação médica
Gestantes
A  vacinação é contra indicada. Na impossibilidade
de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica ou viagem para área de risco de contrair a doença, o médico deverá avaliar o risco/benefício da vacinação.

Mães que amamentam lactentes até 6 meses de idade

A vacinação é contraindicada até a criança completar 6 meses de idade. Caso tenha recebido a vacina, o aleitamento materno deve ser suspenso por 28 dias após a aplicação da vacina.

Viajantes

·        Viagens internacionais – seguir as regulamentações do Regulamento Sanitário Internacional
·        Viagens para áreas com recomendação de vacina no Brasil, vacinar pelo menos 10 dias antes da viagem se for a primeira vacina.

(http//portalsaude.saude.gov.br/index.php/oministério/principa/secretarias/svs/viajante)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.