terça-feira, 12 de março de 2013

Vacina contra dengue- possibilidades.

Há várias formulações candidatas de vacina contra dengue em vários estágios de desenvolvimento, porém, todas enfrentam dificuldades. A vacina criada pelo laboratório Sanofi Pasteur é que se encontra em estágio mais adiantado; dados preliminares dão conta que ela teve bom desempenho para os vírus 1, 3 e 4, mas não mostrou eficácia para o vírus 2. Novos estudos estão sendo feitos para aprimoração da vacina.
Uma nova vacina tetravalente de vírus atenuados está se revelando bastante promissora – este foi o anúncio do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos no mês passado. É a Tetra Vax-DV, produzida a partir de vírus atenuados e que foi testada em 112 voluntários com idades entre 18 e 50 anos que nunca tiveram dengue. Houve proteção de 90% dos participantes contra os vírus 1, 3 e 4 e forneceu bons resultados contra os 4 tipos em 45% dos participantes. Os testes foram coordenados por técnicos da Universidade John Hopkins em Baltimore. Com apenas uma dose ela obteve forte resposta imunológica.
A vacina será testada no Brasil pelo Instituto Butantã em parceria com a Faculdade Nacional de Medicina da USP, assim que obtiver autorização da ANVISA ( Agencia Nacional de Vigilância Sanitária). Um estudo com 300 voluntários vai avaliar a imunidade produzida pela vacina e a segurança da mesma em relação a eventos adversos. Estes voluntários serão acompanhados durante 5 anos para observar como a proteção se mantém e o número de doses necessárias.
Os resultados de estudos em andamento no Brasil como os de outros na América e na Ásia deverão estar disponíveis no final de 2014, segundo o diretor do Projeto Internacional “Dengue Vaccine Initiative”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.