sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

EPIDEMIA DE GRIPE NOS ESTADOS UNIDOS



A estação de gripe que ocorre anualmente no inverno dos Estados Unidos iniciou-se mais cedo e apresenta-se mais intensa neste ano de 2013. A maioria dos casos é causada por uma cepa de influenza que está produzindo um maior número de casos graves. A gripe está espalhada em todo o país e as cidades mais atingidas são Nova York e Boston.

Nesta epidemia, a testagem dos casos mosrou que a maioria deles está sendo causada por uma cepa do vírus influenza (gripe) “H3N2- A Victoria”.

A vacina aplicada no Brasil em 2012 (outono/inverno) tem na sua formulação a cepa “H3N2- A PERTH””.

Para quem vai viajar para os EUA, o mais indicado seria a aplicação da vacina de 2013 que ainda não está disponível no Brasil. Entretanto, quem não se vacinou na estação da gripe de 2012 e vai viajar, pode tomar a vacina de 2012 (proteção cruzada), ainda disponível em pouca quantidade no Brasil. Quem tomar a vacina agora (somente para viajar) não deve deixar de tomar a vacina da estação de 2013, assim que esta chegar ao Brasil (previsto para o nosso outono).

A vacina que será utilizada na nossa estação de gripe de 2013 é idêntica à vacina que está sendo aplicada nos EUA agora, porém só esrtará disponível no Brasil a partir de fevereiro de 2013.

A vacina leva aproximadamente 10 a 15 dias para produzir imunidade. Este é o tempo necessário para que nosso organismo comece a produzir anticorpos contra a gripe.

Observação: Geralmente as vacinas contra influenza são constituídas de 3 tipos de vírus, sendo 2 do tipo A e 1 do tipo B. A formulação da vacina é definida a cada ano por um órgão internacional baseado na circulação de vírus nos hemisférios norte e sul.

CUIDADOS COMPLEMENTARES:

- Lave as mãos com freqüência com água e sabão (álcool gel a 70%, quando não for possível água e sabão).

- Evite tocar em boca, nariz e olhos.

- Não compartilhe copos, talheres, batons, cigarros, etc.

- Evite contato próximo com pessoas doentes.

 Trancrita de matéria publicada por Meri Baran no site da Prophylaxis Clínica de Vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.