sábado, 16 de março de 2013

ATIVIDADE DA GRIPE (INFLUENZA) NO HEMISFÉRIO NORTE

   
AMÉRICA DO NORTE:
A atividade da gripe na América do Norte começou a diminuir, porém o número de hospitalizações por pneumonia em adultos de mais de 65 anos continua a aumentar. O vírus predominante nesta epidemia é o influenza A(H3N2).
- Situação no Canadá - o número de surtos em escolas tem aumentado. Foram notificadas 3.010 hospitalizações associadas à influenza. Desde o início da temporada 2012/2013 já ocorreram 203 óbitos. Dos casos identificados 94,6% foram identificados como influenza A e 5,4% como influenza B.
Desde o início da estação o laboratório de microbiologia caracterizou 452 vírus influenza: 297 A (H3N2), 58 A(H1N1) e 72 influenza B.
- Situação nos Estados Unidos - A atividade diminuiu na maioria das áreas do país, mas, ainda permanece alta. Foram notificados 88.000 casos e o pico ocorreu na 2ª semana de janeiro. Desde o início da epidemia, um total de 8.293 casos hospitalizados foi confirmado laboratorialmente. A hospitalização tem sido mais drástica nas pessoas com 65 anos e mais. A taxa de mortalidade na 1ª semana de fevereiro chegou a 9,8%. Das amostras testadas como influenza A, 80,5% eram de influenza A(H3N2) e 19,5% eram de A(H1N1).
EUROPA:
A atividade da gripe na Europa continua aumentando na maioria dos países da região com alta disseminação geográfica em 22 países. Bélgica, Alemanha, Luxemburgo e Suécia são os que estão apresentando maior número de casos.
O vírus influenza A(H1N1), predomina em países do Norte, Leste e Europa Central, incluindo Áustria, Republica Checa, Alemanha e Rússia, enquanto o influenza B é dominante em alguns países do sul e da Europa Ocidental, incluindo França, Irlanda, Itália, Espanha e Inglaterra.
Na maioria das áreas, co-circulam influenza A(H1N1), A(H3N2) e influenza B.
Dinamarca e Inglaterra têm aumento de óbitos em pessoas de 65 anos e mais.
Na estação de gripe 2012/2013, 70% dos casos são de influenza A e 30 % de influenza B. Dos vírus influenza A, 71% são H1N1 e 29% H3N2.
A maioria dos vírus são antigenicamente similares aos vírus incluídos na vacina do hemisfério norte.
ÁFRICA DO NORTE – apresenta diminuição do número de casos. Algéria e Tunísia continuam a ter aumento. Vírus circulantes H1N1, H3N2 e B (dominância discreta de H1N1).
ÁSIA:
Oeste da Ásia- Aumento da positividade da influenza na última semana principalmente Turquia e Geórgia. Egito e Jordânia mostram diminuição. Maior proporção de influenza A(H3N2) e B.
Ásia Central - Atividade influenza aumentando lentamente. Karzakistão, Kirgistão e Uzbequistão com predominância de A(H3N2) e co-dominância de influenza B.
Ásia temperada
A atividade da influenza nesta região é contínua. No norte e no sul da China o percentual de influenza A (H1N1) circulando continua aumentando e tem sido maior do que o percentual de A(H3N2) e B. Nos testes realizados, os vírus influenza A estão ligados ao A Califórnia e ao A Victoria.
Republica da Coréia A atividade da influenza continua a aumentar com predomínio do influenza A: A(H3N2) e A(H1N1).
Japão
Houve um aumento na segunda semana de janeiro, porém, já vem diminuindo gradativamente. O H3N2 é o subtipo dominante.

OBSERVAÇÃO: Nas áreas tropicais a atividade ainda é baixa. A estação da gripe como se sabe, ocorre no inverno.
No Brasil, existe a preocupação de que a ocorrência de casos possa ser antecipada devido à grande circulação de turistas provenientes do hemisfério norte no verão (carnaval) em cidades turísticas como Rio, S. Paulo, Salvador, Recife e outras.
A vacina que vai ser utilizada no hemisfério sul tem a mesma formulação da que está sendo utilizada atualmente no hemisfério norte:
- Vírus similar a influenza A/Califórnia/7/2009 (H1N1)pdm09
- Vírus similar a influenza A/Victoria/ 361/2011/(H3N2)
- Vírus similar a Influenza B/Wisconsin/1/2010
A previsão é que em março a Prophylaxis® Clínica de Vacinação terá a vacina disponível para o público.
A vacina da gripe está indicada para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade.
Grupos que apresentam maior risco: crianças menores de 2 anos, mulheres grávidas, pessoas com doenças crônicas, imunocomprometidos e profissionais de saúde.

Fonte: ProMED-mail de 17/02/201- Influenza (19),WHO global update
 Matéria transcrita do site"www.prophylaxis.com.br" escrita por Meri Baran, publicada em fevereiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.