domingo, 2 de novembro de 2014

FINALMENTE CHEGA AO BRASIL A VACINA CONTRA 0 HERPES ZÓSTER


Imprimir     Enviar por e-mail
Herpes Zóster é uma infecção viral que produz uma erupção na pele extremamente dolorosa,  localizada geralmente no trajeto de nervos,  constituída de vesículas ou pequenas bolhas.
É causada pela reativação do vírus Varicela Zóster latente, que é o mesmo vírus que produz a Varicela (catapora), geralmente adquirida na infância. Somente quem teve varicela pode ter herpes zoster. O vírus da varicela permanece silencioso nas células nervosas e muitos anos depois pode ser ativado e desencadear o herpes zóster. Uma pessoa com herpes zóster não transmite a doença para outra pessoa, porém, pode transmitir varicela- isto não é muito comum.
A erupção aparece em um lado da face ou do corpo na extensão de um nervo da medula espinhal até a pele. Pode persistir por 2 a 4 semanas.
O principal sintoma é a dor que pode ser muito severa e pode se manifestar até 2 semanas antes de surgirem as lesões de pele. Outros sintomas incluem febre, dor de cabeça, calafrios e náuseas. Raramente pode complicar com pneumonia, problemas de audição, encefalite. Quando atinge o olho pode causar lesões oculares e até perda da visão.
Em alguns casos (1 entre 5) a dor intensa pode continuar após o desaparecimento das lesões de pele. É a chamada neuralgia pós herpética que na maioria das vezes se resolve em 3 meses mas, pode persistir por anos.
A doença ocorre com mais frequência em pessoas com 60 anos ou mais do que em pessoas jovens. É também comum em pessoas com o sistema imunológico fragilizado por doenças como câncer ou que fazem uso de quimioterapia ou que têm infecção por HIV.
A Vacina:
É uma vacina viva atenuada e já está sendo distribuída no Brasil.
Foi licenciada nos EUA em 2006 após estudos clínicos que mostraram que reduzia o risco em 51% das pessoas com 60 anos e mais. Tem 67% de efetividade em prevenir a neuralgia pós herpética. Também ficou demonstrado que pessoas vacinadas podem ter reduzida a intensidade da dor se tiverem a doença.
Esquema vacinal: Dose única, sub cutânea em pessoas de 50 anos e mais (recomendação do FDA e do fabricante da vacina). O ACIP (Comitê assessor de práticas de Imunização/CDC) recomenda o uso da vacina em pessoas de 60 anos e mais pelas seguintes razões: 1- A incidência da doença é menor nas pessoas de 50 a 59 nos do que nas de 60 e mais; 2- ainda é insuficiente a evidência de proteção por longa duração; 3- pessoas vacinadas com menos de 60 anos podem não estar protegidas na fase em que a incidência do zoster e suas complicações são maiores.
Administração simultânea com outras vacinas- Pode ser administrada com outras vacinas “inativadas” no mesmo dia ou em qualquer tempo antes ou depois da vacina herpes zoster.- Pode ser administrada no mesmo dia com outra “vacina viva atenuada” ou se não forem aplicadas no mesmo dia deve haver um intervalo de 4 semanas entra as duas.- Cada vacina deve ser aplicada usando seringas separadas e em locais anatômicos diferentes.
Eventos adversos: pouco comuns e principalmente locais com dor, edema e vermelhidão. Pode ocorrer dor de cabeça e febre baixa.
Contra indicações:-Alergia a algum dos componentes da vacina – gelatina e neomicina.
-Pessoas com o sistema imunológico fragilizado (imunodeprimidos) ou uso de drogas imunossupressoras como corticóides e outros.
-Gravidez e lactação
-Tuberculose ativa não tratada.
Fonte: Shingles vaccine – CDC –IAC- Vacine information statement – 10/06/2009.
-Anvisa – Bula vacina herpes zóster atenuada – Merck Sharp Dome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.