segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Férias X Viagem segura

Dezembro e janeiro são os meses de férias escolares. Pais pedem férias no trabalho para coincidir com as férias dos filhos e poderem viajar com a família. É cada vez maior o número de pessoas que viajam para fora do país e também para diferentes estados do Brasil. O ecoturismo continua crescendo no país e é escolha freqüente não só da população jovem, que sai com a mochila nas costas, mas, também de pessoas de mais idade que vão, por exemplo, fazer pescarias no Amazonas ou no Pantanal.


Países do primeiro mundo como os da Europa e Estados Unidos, que dão para o viajante a impressão de serem seguros, têm apresentado nestes dois últimos anos importantes epidemias de doenças preveníveis por vacinas como sarampo, coqueluche, gripe.

O viajante deve ter em mente que para ter uma viagem segura e prazerosa ele deve buscar informações sobre o local (ou locais) do destino e tomar conhecimento dos riscos para que ele possa se proteger. Os elementos-chave mais importantes para determinar o risco estão relacionados com: destino da viagem, tipo de hospedagem, saneamento básico, manipulação adequada dos alimentos, duração da viagem, estação do ano, comportamento e estilo de vida do viajante.

Os países a serem visitados podem ter características muito diferentes do país de origem do viajante, tais como, temperaturas extremas, grandes altitudes, ambientes de florestas e matas, saneamento deficiente e diferentes micro organismos – vírus e bactérias.etc. Além disso, os países passam, em determinados períodos, por epidemias de doenças infecciosas que na maioria das vezes podem ser prevenidas por vacinas.

Ao procurar um serviço de Medicina de Viagem para orientação, muitos riscos podem ser evitados ou minimizados se algumas precauções forem tomadas antes e durante a viagem.

Principais cuidados:

1 - VACINAS:

Não existe um esquema simples para imunização dos viajantes. Cada esquema deve ser personalizado e adequado de acordo com a história de vacinação, com os países a serem visitados, com o tipo e duração da viagem e com o tempo disponível antes da viagem.

Em primeiro lugar, a pessoa que viaja deve estar com seu esquema vacinal de rotina atualizado:
vacinas habituais, como a tríplice bacteriana (tétano,difteria,coqueluche), tríplice viral (sarampo,rubéola, caxumba), hepatite B, influenza, varicela, devem ser checadas e se necessário atualizadas.

A única vacina obrigatória internacionalmente é a da Febre Amarela, porém nem todos os países a exigem. O comprovante da vacina deve ser levado à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) onde é emitido o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela. No Rio de Janeiro, o posto da ANVISA situa-se no Aeroporto Antonio Carlos Jobim (Galeão) e funciona 24 horas.

De grande importância são as vacinas recomendadas de acordo com o destino da viagem: febre tifóide, hepatite A, cólera, poliomielite, meningite, raiva.

Novas vacinas como a quádrupla conjugada contra meningite (A,C,W135e Y) e a quádrupla contra difteria, tétano, coqueluche (acelular adulto) e poliomielite inativada, já comercializadas no Brasil, são extremamente úteis para pessoas que viajam para locais onde a meningite e a poliomielite são endêmicas ou epidêmicas.

As férias escolares no Brasil coincidem com a estação de inverno no Hemisfério Norte, que também é a estação da Influenza (gripe). É importante estar vacinado contra gripe.

- DOENÇAS TRANSMITIDAS POR INSETOS – Malária, Febre Amarela, Dengue, Febre Maculosa, etc.
Para a malária, doença grave, não existe vacina. Dependendo do tempo que o viajante vai permanecer no local de risco, das condições de alojamento (hotel com ar condicionado, acampamento, casa de família, etc.), se vai ficar em área urbana ou rural, do tipo de atividade, pode ser necessário o uso de medicamento profilático durante a viagem. (www.prophylaxis.com.br- serviço de medicina de viagem-artigo-“Malária”).

Muito importantes são as orientações sobre como se proteger de picadas de insetos que transmitem doenças como a febre amarela, malária, dengue e outras, conhecendo o uso de repelentes apropriados, roupas adequadas, mosqueteiros e outros cuidados.

- DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUA E ALIMENTOS - Igualmente importantes são os cuidados com: alimentos, água de consumo e hábitos de higiene pessoal, evitando assim a famosa “diarréia dos viajantes”, a hepatite A e outras doenças transmitidas por água e alimentos contaminados.
Procure um Serviço de Medicina de Viagem que vai orientar o viajante em relação a cuidados para qualquer local de destino, permitindo assim uma viagem de férias sem transtornos.

Consulte neste blog matéria mais antiga sobre "Viagem segura com crianças"
P.S. Publicado originalmente pela autora no site http://www.prophylaxis.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.