quinta-feira, 1 de março de 2012

INFLUENZA – ATUALIZAÇÃO GLOBAL

A OMS (Organização Mundial de Saúde) publicou uma atualização global da incidência da influenza, baseada na notificação dos Centros Nacionais de Influenza e dos laboratórios de 85 países, que incluem as semanas 4 e 5 de 2012 (22 de janeiro a 4 de fevereiro).

Foram testadas 41.423 amostras de casos com síndrome gripal. Destas, 7.382 foram positivas para influenza, distribuídas como se vê a seguir:

5.693 (77,1%) – influenza A

1.689 (22,9%) – influenza B

Das amostras positivas para influenza A:

3.327 (76,9%) – A (H3N2)

995 (23%) – A (H1N1)

Das amostras positivas para influenza B:

106 (33%) – B- linhagem Yamagata

215 (67%) – B- Victoria



Hemisfério Norte- Nas semanas 4 e 5, os casos confirmados laboratorialmente mostraram aumento de atividade de influenza em muitos países. O subtipo predominante continua sendo o A (H3N2). .No geral, a atividade do A (H1N1) é baixa, exceto no México onde o A (H1N1) continua predominando. Em alguns países asiáticos, onde influenza B continua predominando, foram isolados 2 tipos: B Victoria e B linhagem Yamagata.

Nos países da Europa, Oriente Médio, África do Norte e América do Norte a atividade do influenza A(H3N2) aumentou.

Na Ásia, o A (H3N2) e o B continuam aumentando, com predomínio do B na China (89%) e em Hong Kong e o H3N2 no Japão, com número grande de casos. Na Coréia e em alguns outros países o Influenza A(H1N1) tem sido detectado, porém, com baixa atividade. Na China ocorreu um caso recente de influenza aviária (H5N1) em uma criança.

No Hemisfério Sul a atividade permanece baixa havendo o predomínio do A (H3N2).Aproximadamente todos os vírus influenza A circulantes estão contidos na vacina do hemisfério norte, cuja formulação é semelhante a do hemisfério sul. Dos poucos vírus B circulantes, uma parte pertence à linhagem Yamagata que não está incluída na vacina atual.

Países tropicais da América: Influenza A(H1N1) foi o vírus mais detectado na Colombia e Equador. H3N2 é o mais comum detectado na Costa Rica.

Na Ásia subsaariana e na Ásia tropical têm ocorrido somente detecções esporádicas.

No Brasil ocorreu recentemente (17/02/12) um óbito de uma tripulante do navio MSC Armonia conseqüente a infecção respiratória aguda que evoluiu com insuficiência respiratória aguda durante a internação em unidade de terapia intensiva, em Santos. Após investigação, verificou-se que existiam mais 13 casos entre passageiros e tripulantes com síndrome gripal- 12 foram internados para observação e exames complementares. Em 20 de fevereiro, análise de 7 amostras no Instituto Adolfo Lutz(SES/SP) – PCR de secreção respiratória – identificou o vírus influenza B no caso índice e em mais 6 passageiros, concluindo-se tratar de um surto de influenza B. Os casos evoluíram sem complicações com cura espontânea em 7 dias, como costuma ser o padrão da síndrome gripal pelo influenza B. Este vírus ocorre com menor freqüência que o tipo A, circula o ano todo e pode causar surtos e epidemias mais localizadas. Raros casos podem evoluir para insuficiência respiratória, pneumonia, septicemia e óbito. Gestantes e pessoas com doença de base têm maior risco.

A embarcação tem mantido informação diária dos casos, tendo relatado a ocorrência de 9 casos suspeitos ao chegar ao Uruguai e 7 casos suspeitos ao chegar a Argentina. Todos estes casos evoluíram sem complicações.

A Secretaria de Saúde de São Paulo em conjunto com a ANVISA e com a Vigilância epidemiológica do Município de Santos manterão o monitoramento para identificar casos ou surtos que porventura possam ocorrer.

Esta ocorrência mostra a importância de se manter a população vacinada contra influenza, um vírus altamente transmissível e com a intensa mobilização de pessoas através de viagens aumenta o risco de ocorrerem surtos e epidemias.

A vacina a ser usada agora na estação da gripe do hemisfério sul (inverno), tem a mesma formulação do que a que está sendo utilizada atualmente no hemisfério Norte e possui 2 vírus A e um B.

A partir de março, nas unidades Prophylaxis, estará disponível a vacina que é recomendada para todas as pessoas acima de 6 meses de idade.

Esquema de aplicação:

– 6 meses a 2 anos completos– 2 doses de 0,25 ml com intervalo de 1 mês entre as doses.

– 3 a 8 anos completos- 2 doses de 0,50 ml

-Acima de 9 anos – 1 dose de 0,50 ml

Fonte: WHO- Influenza update- 3/2/2012

Ministério da Saúde – Surto de influenza B no Navio de Cruzeiro MSC Armonia- 28/2/2012

P.S- Publicado originalmente pela autora no site: http://www.prophylaxis.com.br/

Edit Comments are closed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.