terça-feira, 23 de agosto de 2011

PERGUNTAS COMUNS QUE OS PAIS FAZEM SOBRE VACINAÇÃO DOS FILHOS


1)É bom para o meu filho tomar tantas vacinas num só dia?
R- Sim. Estudos mostram que o organismo das crianças pode assimilar muitas vacinas ao mesmo tempo. É seguro receber várias vacinas de uma vez, mesmo para o recém nascido. A combinação de vacinas protege seu filho contra mais de uma doença com uma simples aplicação.
Atualmente há um número maior de aplicações do que há alguns anos atrás. Isto acontece porque com o avanço da ciência nós somos capazes de proteger seu filho contra um maior número de doenças do que antes.

2)Os lactentes têm uma imunidade natural?
R- Os bebês têm uma proteção (anticorpos) temporária, adquirida da mãe nos últimas semanas de gravidez, mas somente para as doenças que a mãe já teve e está imune, porém, estes anticorpos duram apenas alguns meses, deixando a criança vulnerável a doenças.

3)Nós já não temos a maioria das doenças controladas no nosso país? Por que continuar na vacinação contra estas doenças?
R- Graças às vacinas, a maioria das doenças preveníveis por vacinas estão sob controle no país. Porém, doenças já bem controladas ou consideradas eliminadas em nosso país continuam ocorrendo em outros países e podem ser reintroduzidas. Poucos casos podem se transformar rápidamente em centenas ou milhares de casos se pararmos de vacinar. Crianças que não estão completamente vacinadas podem ficar seriamente doentes e disseminar para a comunidade.

4)Posso esperar até que meu filho entre na escola para atualizar as vacinas?
R- Não espere para proteger seu filho do risco destas doenças quando ele precisa de proteção agora. É mais fácil manter as vacinas atualizadas do que esperar situações que demandem vacina. Acompanhe pelo calendário infantil (www.prophylaxis.com.br) as vacinas que devem ser aplicadas de acordo com a idade do seu filho.

5) Por que meu filho precisa fazer a vacina contra a catapora? Ela não é uma doença leve?
R-A catapora ou varicela evolui de forma benigna na maioria das crianças, porém, algumas complicações podem acontecer. A catapora pode se transformar em uma doença grave se as lesões forem contaminadas, além de outras complicações. Estudos nos EUA mostram que 1 entre 500 crianças são hospitalizadas por catapora e que algumas podem até evoluir para óbito.

6) Meu filho está doente agora. Posso levá-lo para vacinar?
R- Crianças podem ser vacinadas se apresentarem uma doença leve como um resfriado comum, dor de ouvido, febre baixa ou diarréia leve. Converse com o médico antes da vacinação e exponha suas dúvidas.

7) Se atrasar uma dose da vacina é necessário iniciar novamente o esquema?
R- Não. O esquema deve ser continuado com a dose que deveria ter sido aplicada, tipo 2ª ou 3ª dose ou dose de reforço. A dose anterior não perde o efeito e a conduta é dar continuidade ao esquema.

P.S. Publicado originalmente pela autora no site www.prophylaxis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.