terça-feira, 26 de julho de 2011

SARAMPO - ATENÇÃO PARA O AUMENTO DO NÚMERO DE CASOS IMPORTADOS.

Sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode levar a sérias complicações e a morte. Após exposição, aproximadamente 90% dos suscetíveis desenvolvem a doença, pondo em risco outras pessoas da comunidade.


As Américas foram consideradas livres de circulação do vírus do sarampo após amplas campanhas de imunização contra o sarampo. Porém, eventualmente vem ocorrendo casos importados que têm mostrado uma tendência crescente.

Nos EUA uma média de 56 casos importados tem sido notificada ao CDC, anualmente. Porém, de 1º de janeiro até 17 de junho de 2011, já foram notificados 156 casos confirmados. Destes, 136 (88%) são casos importados de países endêmicos ou de países com importantes epidemias. Estes casos envolvem pessoas residentes nos EUA não vacinadas, pessoas que viajaram recentemente para o exterior, visitantes não vacinados e pessoas ligadas a estes casos importados.

Doze surtos ocorreram ligados a estes casos (47% dos 156 casos). A transmissão ocorreu em domiciliares, creches, escolas, unidades de emergência e um grande surto em comunidade: 21 pessoas em Minesotta, onde muitas crianças não eram vacinadas, incluindo 24 que os pais alegaram razões religiosas ou pessoais (dúvidas dos pais em relação a segurança da vacina tríplice viral).

Do total de casos, 133 (85%) não eram vacinados ou não tinham documentação do estado vacinal. Dos 139 casos de residentes no país, 86 (62%), eram nãovacinados, 30 (22%) não tinham documetação do estado vacinal, 11 (8%) tinham recebido uma dose de tríplice viral, 11 receberam 2 doses e 1 recebeu 3 doses documemntadas.

A faixa etária dos casos foi de 3 meses até 68 anos, assim distribuídos:

• menor de 1 ano- 15%
• de 1 a 4 anos- 20%
• de 5 a 9 anos – 19%
• maior de 20 anos -45%

A taxa de hospitalização foi maior em crianças com mais de 5 anos e adultos.

Esta taxa anormal de importações nos 6 primeiros meses está relacionada ao aumento do sarampo em países visitados pelos viajantes.

As fontes mais importantes estão em países da Europa e do Sudeste da Ásia. Este ano, 33 países da Europa notificaram um aumento de sarampo. A França está tendo a experiência de uma epidemia com aproximadamente 6.500 casos notificados durante os 4 primeiros meses de 2011, incluindo 12 casos de encefalite, 360 casos de sarampo grave com pneumonia e 6 óbitos.

No Brasil, nos 4 primeiros meses, ocorreram:

• Rio de Janeiro- 2 casos da mesma família, importados da França;

• Campo Grande (Mato Grosso do Sul)- um caso proveniente da França;

• Rio Grande do Sul – 16 casos suspeitos, 5 sob investigação e 2 confirmados no Município de Viamão: 1º caso teve contato com o caso de Campo Grande num meio de transporte e o 2º caso teve contato com o primeiro caso de Viamão no consultório particular.

Este relato nos fala da necessidade de manter altas taxas de cobertura vacinal com a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), haja vista, a facilidade de entrada de casos importados de outros países, inclusive do primeiro mundo, que continuam endêmicos para o sarampo.

Fonte: Notas técnicas da Secretaria de Vigilância em Saúde/ MS (jan a maio/2011)

IAC (Immunization Action Coalition)/-Extra edition - julho de 2011

CDC reports:156 measles cases across the U.S. in 2011
PS-Publicado originalmente pela autora no site: www.prophylaxis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.