sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Viagem segura com crianças


Capítulo VIII - EXPOSIÇÃO AO SOL

Exposição ao sol e particularmente queimaduras solares antes da idade de 15 anos estão fortemente associadas com melanoma e outras formas de câncer de pele.
Exposição à luz ultra violeta é maior em áreas perto do equador, em locais de altas altitudes, no horário de 10 às 16 horas e quando a luz está refletida na água e na neve.
Protetores solares são recomendados para uso em crianças com mais de 6 meses de idade. Filtros solares ou bloqueadores solares, sejam físicos (titânio ou óxido de zinco) ou químicos, com um mínimo de SPF 15 e garantindo proteção para ambos fatores UVA e UVB, devem ser aplicados diretamente na pele e reaplicados após suar e exposição a água.
Crianças com menos de 6 meses de idade precisam de proteção extra por causa da pele mais fina e mais sensível.
Queimadura severa nesta idade é considerada emergência médica.
Bebês devem ser mantidos na sombra e com roupas cobrindo seu corpo.
Existem blusas bloqueadoras solares que dispensam passar o protetor solar no tronco inteiro.
Chapéu e óculos escuros reduzem injúria solar à pele e olhos.
Se ambos, protetor solar e repelente de insetos necessitam ser aplicados simultaneamente a eficácia do protetor solar fica diminuída em um terço, e é aconselhável que a criança use uma roupa que cubra mais o corpo ou então diminuir o tempo de exposição ao sol.

PS- Publicado originalmente pela autora no site: www.prophylxis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.