segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ATENÇÃO VIAJANTE! Temporada da gripe A (H1N1) no hemisfério norte,

Já está próxima a chegada do inverno no hemisfério norte e as temperaturas por lá já estão bem baixas. A temporada do vírus da influenza é sempre nos meses frios e já existe grande preocupação, principalmente na Europa, EUA, Canadá e Ásia Central em relação a pandemia da influenza. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê uma atividade viral continuada ou maior durante o inverno com a possibilidade de ocorrência de casos graves e óbitos. O padrão desta pandemia é diferente do padrão da influenza sazonal na qual os casos graves ocorrem mais em pessoas acima de 65 anos. A maior ocorrência de casos se dá em adultos jovens.
A maioria das pessoas recupera-se sem tratamento especializado, mas alguns grupos como gestantes, pessoas com condições crônicas como asma, doença respiratória crônica, obesidade, correm risco maior de ter complicações, sendo que a principal delas é a pneumonia. Também crianças pequenas, principalmente abaixo de 2 anos apresentam risco maior.
Já está acontecendo vacinação para esta gripe em vários países e milhões de pessoas já foram vacinadas. A vacina tem se mostrado muito segura. Hoje iniciou-se vacinação na França. Porém estas vacinações não contemplam a população como um todo e sim os grupos de risco; a estratégia é proteger os vulneráveis - gestantes, pessoas com doenças crônicas, menores de 5 anos e também profissionais de saúde.
As empresas de vacina estão produzindo vacinas o mais rápido possível. A OMS espera receber cerca de 200 milhões de doses doadas por 11 países destinadas a distribuição para 95 países pobres.
O viajante que vai se dirigir para o hemisfério norte deve adotar medidas de prevenção que podem protegê-lo do adoecimento pelo vírus A H1N1. Lavar as mãos com frequência se constitui num dos melhores meios de prevenção. O vírus que se transmite através de gotículas de saliva e secreções respiratórias, permanece nas mãos das pessoas quando estas tossem ou espirram, pelo hábito de colocar as mãos na boca neste momento. As mãos tocam objetos, telefones, corrimões de escadas, teclados de computadores, etc. e nestes o vírus permanece por tempo considerável. Ao tocar nestes objetos e colocar as mãos nos olhos, nariz ou boca, as pessoas se contaminam, porisso é importante:
-lavar muito bem as mãos com água e sabão durante 15 a 20 segundos.
-se não for possível água e sabão, utilizar álccol gel a 70%.
-evitar colocar as mãos na boca, nariz ou olhos antes de lavar bem as mãos.
-manter distância de pelo menos 1 metro de pessoas com sintomas de gripe.
Se durante a viagem apresentar sintomas como febre, tosse, dor no corpo, dor de cabeça, procure um médico imediatamente. Existem medicamentos específicos (antivirais) que diminuem a possibilidade de formas graves e diminuem o tempo de doença.
Pessoas com sintoma de gripe devem evitar a transmissão para outras pessoas:
- ao tossir ou espirrar, usar lenço descartável que deve ser jogado no lixo. Se isto não for possível, cobrir a boca com a dobra do cotovelo.
Não se comprovou o benefício de usar máscaras principalmnete em lugares abertos, mas pode ser usada por pessoas que convivem em casa com uma pessoa com influenza.
Meri Baran

2 comentários:

  1. Oi Meri,

    Parabéns pelo blog!
    Estou cobrando da Carolina que se vacine logo, pois como vc sabe ela mora lá em NY.

    Bjs

    Marcello (primo da Cecília)

    ResponderExcluir

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.