terça-feira, 24 de novembro de 2009

JET LAG - como amenizar seus efeitos

Jet lag, é uma condição fisiológica consequente a alterações do ritmo circadiano (ciclo biológico de um dia do corpo humano influenciado pela luz solar). É um estado de desequilíbrio entre o ritmo biológico do organismo humano e os indicadores externos ambientais que normalmente lhe servem de referência. É causado pelas rápidas viagens de avião a jato que cruzam o globo terrestre nas direções leste-oeste ou oeste-leste.
A luz do sol é a referência mais importante de todas e o nosso relógio biológico se desorienta quando atravessamos rapidamente vários fusos horários e alteramos a sequência habitual do dia e da noite, dos períodos de atividade e de sono; o padrão natural do corpo é alterado- o ritmo que dita o tempo de comer, dormir, regulação hormonal e variações da temperatura do corpo não mais corresponde ao ambiente de cada um.
A condição de jet lag pode durar muitos dias; voar do oeste para o leste causa um jet lag mais intenso do que no sentido inverso, não se conhece a causa. A rapidez com que o corpo se ajusta ao esquema novo depende do indivíduo. Algumas pessoas necessitam alguns dias para ajustar o novo fuso horário, enquanto outras experimentam apenas um leve distúrbio. Pessoas que têm uma rotina de vida muito rígida são as que mais sofrem com o jet lag. Pessoas que tem um dia-a-dia variado e imprevisível conseguem ajustar mais facilmente seu ritmo biológico às mudanças. Da mesma forma pessoas que dormem bem e crianças muito pequenas geralmente têm menos problemas.
A condição não está ligada ao tempo do vôo , mas a distância transmeridiana (leste-oeste) da viagem. Uma viagem de 10 h da Europa para a África do Sul não causa jet-lag, porque a viagem é primariamente norte-sul. Um vôo de 5 horas do oeste para a costa leste dos EUA pode resultar em jet lag.
Sintomas:
O sintoma pode ser variado, dependendo da quantidade de alteração de fusos horários. Problemas digestivos, dor de cabeça, fadiga, padrão de sono irregular, insonia temporária, desorientação, tonteiras, irritabilidade, depressão leve.
Medidas:
Antes do vôo- Alterar progressivamente o horário de início do sono (dormir mais cedo) uns dias antes e tentando dormir 7 a 8 horas diárias. Evite refeições pesadas no dia anterior. Faça exercícios nos dias anteriores e caminhe no aeroporto. Evite consumir café, chá, bebidas gasosas e álcool.
Durante o vôo – Use roupas largas e sapatos confortáveis. Beba água com frequência. Faça uma refeição leve. Evite café, chá, bebidas gasosas e álcool. Levante-se de 2 em 2 horas, estique braços e pernas e caminhe um pouco.
Na chegada - Passe o máximo de tempo possível em ambiente externo ou de janelas abertas para se habituar às novas condições de luz. Deite-se só quando chegar a noite para acertar o sono. Não vá diretamente do aeroporto para uma reunião de trabalho.
Não existem medicamentos que apresentem eficiência comprovada. Alguns estudos com melatonina deram resultados contraditórios.
Leia também este artigo no link http://www.bexintercambio.com.br/artigos.cfm

Meri Baran

4 comentários:

  1. Ola Meri, gostei muito da sua informaçao. Trabalho com intercambio e gostaria de saber se posso colocar este seu artigo no nosso site e revista , dando referencia a voce ? Ats, Camila

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila. Gostaria de saber seu site e qual a revista. Desculpe o atraso da resposta, mas como o artigo é mais antigo eu não o tinha visitado.Erro meu.

    ResponderExcluir
  3. Viajei de oeste para leste um voo de 11 horas e com apenas 3 horas de diferença. Estou muito cansada e sonolenta embora tenha chegado há mais de 30 horas...

    ResponderExcluir
  4. Desculpem não ter respondido a tempo pois houve uma atualização do blogspot, mudou a configuração e não estava aceitando meus comentários/resposta.
    Estes sintomas são comuns após viagens de leste a oeste ou vice versa, mesmo que a difrença de fuso horário não seja muito grande. Se persistir por mais de 2 dias procure um médico para avaliar a possibilidade de alguma doença infecciosa.

    ResponderExcluir

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.