sábado, 30 de abril de 2011

O que há de novo sobre a vacina da influenza nesta estação 2011

Quem deve receber a vacina nesta estação?
Todas as pessoas de seis meses e mais devem receber a vacina anual. Esta é uma nova recomendação do Comitê Assessor de Práticas de Imunização (ACIP/CDC/EUA) que votou pela expansão da faixa etária, possibilitando assim vacinar um maior número de pessoas.

Por que desta recomendação?
A intenção é remover barreiras para a vacinação da influenza, como a dificuldade de definir a indicação específica para vacinação. Esta estratégia visa proteger o maior número de pessoas contra a doença.
A decisão é sustentada pelo conhecimento de que a vacina é segura e efetiva com benefício potencial para todos os grupos etários. Mesmo adultos saudáveis, sem riscos identificados previamente, podem sofrer complicações da influenza.
Estudos americanos identificaram novos grupos com risco de sérias complicações em indivíduos com obesidade mórbida, nativos do Alaska e indios americanos.

Existe necessidade de receber duas vacinas nesta estação?
Não. Este ano a vacina produzida protege contra os tres vírus apontados pelas pesquisas, sendo um deles, o A/H1N1 que no ano passado foi aplicado separadamente.
Crianças de 6 meses a 8 anos completos que nunca receberam a vacina sazonal devem receber duas doses da vacina com intervalo mínimo de 4 semanas.

Esta vacina sazonal protege contra quais vírus?
A vacina da influenza é atualizada a cada ano de acordo com as pesquisas que indicam os vírus que vão circular na próxima estação.
A vacina atual protege contra o vírus A/H1N1 que causou tantos danos na última estação e contra dois outros vírus : A/H3N2 e influenza B.

Devo receber a vacina mesmo se eu recebi a vacina H1N1 em 2010, porém mais tarde, isto é já fora da estação da gripe 2010?
Sim. A vacina é atualizada em cada estação para dar proteção contra os vírus que causam mais doença indicados pelas pesquisas. A vacina 2011 dá proteção para mais dois vírus que não estavam incluídos na vacina A/H1N1 em 2010.
Se você não tomar a vacina sazonal você não estará protegido contra os três principais vírus que circulam nesta estação.

Observação- O Programa Nacional de Imunizações (PNI/MS) expandiu também a população alvo para vacinação sazonal incluindo, além dos idosos, grupos de risco como crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, profissionais de saúde, população carcerária e população indígena. Esta estratégia é perfeitamente compreensivel pela enorme quantidade de vacinas necessárias para vacinar uma população tão grande como a do Brasil e gratuitamente. Se fosse adotada a recomendação de vacinação universal dificilmente haveria produção de vacinas que cobrissem a necessidade do país.

PS- publicado originalmente pela autora no site http://www.prophylaxis.com.br/

8 comentários:

  1. OI MERI! MINHA FILHA TEM 4 ANINHOS E ELA TOMOU VACINA CONTRA GRIPE ONTEM (02/06/11) HOJE ELA AMANHECEU COM UM CAROÇO AVERMELHADO E QUENTE, ELA NÃO SE QUEIXA DE DOR E NÃO TEVE FEBRE. DAÍ FUI PARA PEDIATRA HOJE E ELA ME INFORMOU QUE SE TRATA DE UMA REAÇÃO DA VACINA E CONSIDEROU NORMAL...MESMO ASSIM FIQUEI DESCONFIADO...O QUE VC ACHA?
    DESDE JÁ AGRADEÇO SUA ATENÇÃO.
    RENATO (PAI)

    ResponderExcluir
  2. acho errado não vacinar crianças de 8 anos ,pagamos nossos impostos e quando precisamos não somos atendidos

    ResponderExcluir
  3. Desculpem não responder logo.
    1- É comum a reação local com vermelhidão e formação de um nódulo. É importante observar a evolução, mss normalmente desaparece em alguns dias. Compressas geladas dão alívio. Se não diminuir é importante levar para atendimento médico.
    2- A indicação é a vacinação para todas as pessoas acima de 6 meses, mas, no final desta matéria, em observações, vem a explicação para a decisâo do Ministério da Saúde. Realmente a produção mundial de vacina não daria conta para um quantitativo tão grande.

    ResponderExcluir
  4. OI MERI.

    MEU FILHO DE 4 ANOS RECEBEU A VACINA INFLUENZA/H1N1 0,25 ML E 30 DIAS DEPOIS RECEBEU A SEGUNDA DOSE 0,25 ML. LI E VI QUE A DOSE PARA ESSA FAIXA ETARIA É DE 0,5 ML , DUAS DOSES COM INTERVALO DE 30 DIAS. O QUE PODE ACONTECER? ELE ESTÁ IMUNIZADO?
    ANÔNIMA

    ResponderExcluir
  5. Seu filho deveria ter recebido 2 doses de 0,5ml. Ele pode até ter feito imunidade. Mas não se pode saber ao certo. Sugiro que ele faça uma dose de 0,5ml, desde que já tenham passado 30 dias da última dose que foi aplicada. Não tem nenhum problema tomar mais uma dose mesmo ele já tendo desenvolvido imunidade. Qualquer dúvida volte a escrever.

    ResponderExcluir
  6. Desculpem não ter respondido a tempo pois houve uma atualização do blogspot, mudou a configuração e não estava aceitando meus comentários/resposta.

    ResponderExcluir
  7. oi Meri, eu tomei a vacina da H1NI ela tb protege da Influenza B?obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  8. Olá. A vacina A H1N1 não protege contra a influenza B. A vacina sazonal, que vai ser aplicada neste ano protege contra o H1N1, contra o B e contra o H3N2.
    Att
    meri baran

    ResponderExcluir

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.