quinta-feira, 24 de março de 2011

Proteção individual contra dengue. Por que não?

Estamos em plena estação do dengue. O número de casos notificados no município do Rio de Janeiro nestes 2 meses e 23 dias do ano de 2011(9.152) já é 3 vezes maior do que o total de casos ocorridos durante todo o ano de 2010. O vírus predominante é o vírus 1. Casos graves e óbitos vem ocorrendo inclusive em crianças.
Toda vez que um viajante se dirige para o Brasil ou para outros países onde ocorre dengue ou outra doença transmitida pela picada de mosquitos como febre amarela, malária e muitas outras, ele recebe orientação para se proteger da picada do inseto. De que maneira? Ele é aconselhado a usar roupas claras, blusas com mangas compridas se possível, calças compridas, calçados fechados (tipo tenis) com meias de preferência na cor branca. Também é recomendado com muita ênfase o uso de repelentes nas partes expostas.
Já existe no Brasil repelente de Icaridina, aprovado pela ANVISA, sob a forma spray e creme que dá proteção eficiente durante 10 horas. O repelente sob a forma de spray pode tanbém ser aplicado nas roupas, principalmente calças compridas. Produtos repelentes que usam o DEET também são eficientes porém, apresentam proteção num tempo bem menor.
Nos Estados Unidos onde ocorre sazonalmente casos de Febre do Oeste do Nilo que é uma doença também transmitida por mosquitos, a orientação é proteção com vestes adequadas e repelentes.
Em 2008, na maior epidemia já ocorrida no Rio de Janeiro (dengue 2), a Secretaria Municipal de Saúde orientou à Secretaria Municipal de Educação que recomendasse aos pais a proteção individual das crianças, isto é, roupas adequadas e repelentes. Também foram feitos folders com estas orientações tanto para crianças como para adultos.
Por que pessoas que viajam para o Brasil são orientadas a seguir as medidas de proteção individual e a população do Brasil não recebe esta orientação que não faz parte do programa de controle do dengiue? Por que não incentivar a midia no sentido de divulgar a proteção individual?
Além das medidas de controle do mosquito através dos métodos clássicos e já bastante conhecidos que envolvem população e órgãos públicos e que até hoje não foram capazes de impedir a ocorrência de casos de dengue devido à grande complexidade das estruturas urbanas e ao tipo de clima (tropical), a população deve ser orientada sobre as medidas de proteção individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.