sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dengue e Chikungunya autóctones do Sul da França

Em 13 de setembro de 2010, o Ministério da Saúde da França notificou o primeiro caso de transmissão autóctone de dengue em Nice, região metropolitana da França.
O caso, confirmado laboratorialmente, é de uma pessoa do sexo masculino que não se deslocou do local de sua moradia. Os sintomas ocorreram em agosto de 2010 e o paciente evoluiu para cura.
Foi a primeira vez desde 1927-1928, quando ocorreu uma grande epidemia na Grécia, que um caso de dengue é diagnosticado na Europa Continental.
O Ministério da Saúde da França adotou medidas de aumento da vigilância epidemiológica e entomológica e ações de controle do vetor na área de ocorrência.
Há 3 dias, uma criança de 12 anos apresentou um quadro que foi diagnosticado como Chikungunya em Frejus, no sul da França. Este é o segundo caso identificado em poucos dias após a mesma doença acometer uma criança da mesma idade. Estes casos também foram notificados como autóctones, já que nenhuma destas crianças visitou outras partes do mundo onde a doença é endêmica.
Ambas, Dengue e Chikungunya são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes albopictus que apareceu no sul da França em 2004. Alguns territórios da França além-mar, como Guadaloupe (1.300 casos) e Martinique (2.540) tiveram surtos de dengue recentemente. Acredita-se que as crianças foram picadas por um mosquito que previamente picou um caso importado da doença.
É um vírus do gênero Alphavirus transportado por insetos e que é transmitido a humanos pela picada de mosquitos Aedes. Os sintomas são semelhantes ao dengue com uma fase febril aguda, que dura de 2 a 5 dias, seguida de prolongada artralgia e fadiga. Costuma ocorrer na África tropical e Ásia. O reservatório principal é o macaco.
A prevenção é evitar a picada do mosquito com repelentes e roupas adequadas. Está em estudo uma vacina de DNA.
Fonte:European Travel and Tropical Medicine Network of the International Society of Travel Medicine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.