domingo, 22 de agosto de 2010

Terminou a fase de alerta da pandemia da gripe

O mundo não está mais na fase 6 do alerta de Influenza Pandêmica. Estamos agora mudando para o Período Pós- pandêmico.
Esta decisão foi tomada tendo como base a reunião do Comitê de Emergência da OMS que avaliou a situação global e os relatórios de alguns países que estão agora vivenciando influenza.
Ao entrarmos no período pós- pandêmico não significa que estamos livres do vírus H1N1e que a população pode relaxar.
Baseados na experiência de pandemias passadas, é esperado que o vírus adote, depois de algum tempo, o comportamento do vírus da influenza sazonal e que continue a circular ainda por alguns anos.
Neste período pós-pandêmico, surtos localizados de diferentes magnitudes podem mostrar níveis significativos de transmissão.
Globalmente os níveis e padrões da transmissão de H1N1 estão diferindo bastante do que foi observado durante a pandemia. Surtos fora da estação não têm sido notificados em ambos os hemisférios (norte e sul). Os surtos de H1N1 tem tido intensidade semelhante aos produzidos nas epidemias de influenza sazonal.
No período pandêmico o H1N1 era predominante, agora muitos países estão notificando uma mistura de vírus influenza como costuma ocorrer na influenza sazonal.
Estudos recentes têm mostrado que 20 a 40% das populações foram infectadas pelo H1N1 e isso representa algum nível de proteção para estas populações. Muitos países, como o Brasil, tiveram boa cobertura vacinal principalmente em grupos de alto risco e esta cobertura aumenta a imunidade da comunidade.
A continuação da vigilância é extremamente importante.
Baseado em evidências e experiências de outras pandemias é esperado que o vírus continue a causar doença grave em grupos de idade jovem, principalmente no período imediato pós-pandêmico.Uma pequena proporção de pessoas infectadas durante a pandemia, principalmente jovens, crianças menores de 2 anos e gestantes, desenvolveu uma forma grave de pneumonia viral primária de difícil tratamento que não é típico da influenza sazonal. Não se sabe quando este padrão vai mudar. Durante o período pós- pandêmico é preciso enfatizar a necessidade de vigilância epidemiológica e laboratorial do vírus da influenza com maior apuro.
A OMS avisa que casos e surtos locais de H1N1 podem continuar ocorrendo e em alguns locais estes surtos podem ter um impacto substancial na comunidade.
Os motivos acima nos levam a continuar indicando e incentivando a vacinação para os não vacinados, principalmente o adulto jovem, a criança e as gestantes.
A vacina combinada nas próximas estações terá na sua formulação o vírus H1N1 além dos vírus da influenza sazonal que circulam nos hemisférios norte e sul a cada ano. Lembramos a importância desta vacinação ser realizada anualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.