sexta-feira, 23 de julho de 2010

Atualização da ocorrência de Influenza A H1N1 no mundo

Até 12 de julho de 2010, mais de 214 países notificaram casos confirmados laboratorialmente de influenza pandêmica, incluindo 18.209 óbitos.
Monitoramento pela OMS (Organização Mundial de Saúde):
De uma maneira geral no mundo, a atividade de influenza pandêmica (H1N1) e sazonal permanece baixa.
A transmissão ativa do vírus da influenza pandêmica persiste principalmente no Caribe, Oeste da África, Sul e Sudeste da Ásia. No Hemisfério Sul e nas áreas de clima temperado os vírus pandêmico e sazonal têm sido detectados esporadicamente neste inverno.
Na Ásia, as áreas mais ativas de transmissão de influenza pandêmica estão em regiões do Sul da India, Bangladesh, Singapura e Malásia. A India tem apresentado notificações recentes de vírus pandêmico em Kerala, Sul da India, incluindo alguns casos graves e fatais principalmente entre mulheres grávidas. Em Bangladesh e Singapura as infecções respiratórias agudas declinaram abaixo dos níveis de alerta e as amostras testadas positivas para vírus pandêmico caíram de 28 para 19%. Na Malásia, em junho de 2010, houve um declínio mas continua a circulação do vírus pandêmico. Na Ásia Ocidental a atividade pandêmica e sazonal permanece muito baixa. China e Japão têm índices de influenza que permanecem em níveis básicos para a estação do verão.
Nas Américas, de uma maneira geral, a atividade da influenza pandêmica e sazonal permanece baixa. Excessão: 1) Cuba onde o pico da transmissão foi em abril e maio mas tem apresentado diminuição; 2) Colômbia e Peru com atividade da influenza regional, mostrando uma tendência de aumento de notificação de doença respiratória aguda. A América do Norte tem mantido níveis baixos de atividade
Na África Sub Saariana, a atividade de influenza pandêmica e sazonal tem sido limitada a alguns países: Gana, na África oriental, continua a ter ativa circulação do vírus pandêmico – o pico foi em abril de 2010; a proporção de amostras positivas testadas foi de 16 a 23% nas 2 ultimas semanas.
A OMS continua mantendo o nível de alerta 6 - PANDEMIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.