segunda-feira, 5 de abril de 2010

INFLUENZA A (H1N1) - ESCLARECENDO DÚVIDAS

Circulam boatos na internet tentando inviabilizar a campanha de vacina com falsas informações que foram se propagando e influenciando até médicos a não indicarem a vacina.
Boatos falsamente atribuídos às vacinas contra influenza
1- Que a OMS não deveria ter declarado pandemia, pois, se trata de uma gripe comum semelhante a sazonal. Vários estudos mostram a gravidade do comprometimento pulmonar nesta nova gripe, bem maior do que na gripe sazonal e o comprometimento de faixas etárias diferentes. Os casos graves ocorrem mais na criança menor de 2 anos, no adulto jovem, nas gestantes e em indivíduos com doença crônica em qualquer idade, bem diferente da influenza sazonal nos quais os casos graves ocorrem mais em idosos, geralmente associado a doença crônica pré-existente.
2-Que a vacina foi aprovada rapidamente sem realização de testes - Havia uma preocupação grande com a 2ª onda da pandemia nos países do hemisfério norte e por isso a aprovação foi rápida, porém baseada em testes realizados pelos laboratórios produtores e outros. Tecnicamente a produção da vacina H1N1 não é diferente da produção da vacina sazonal, que sofre reformulação a cada ano de acordo com novas cepas circulantes.
3-Que a vacina estava sendo produzida a partir de células de animais -São utilizados para a produção da vacina A (H1N1) ovos embrionados, da mesma maneira como é produzida a vacina sazonal. Não se usam células animais.
4-Que a vacina não é segura nem tem boa eficácia - inúmeros estudos vêm sendo feitos evidenciando a eficácia e a segurança da vacina e publicados em revistas confiáveis como o The Lancet e o New England.. À medida que vai se disseminando a utilização da vacina para mais países, vai crescendo o número de estudos.
Na Cidade do Rio de Janeiro foram aplicadas de 8/3 até 25/3, 92.798 doses da vacina e foram notificados 58 eventos adversos (0,10%). Os mais comuns foram dor de cabeça, dor muscular, febre menor que 39ºC, diarréia, náuseas, sintomas estes que duram de 24 a 48 h e desaparecem espontaneamente. Eventos locais mais freqüentes- dor e inchação.
5- Que o Timerosal teria um efeito nocivo. O timerosal é um conservante utilizado em algumas vacinas, inclusive nas vacinas H1N1. O mercúrio que faz parte do timerosal é o etilmercúrio, que não se acumula no organismo humano, por ser metabolizado rapidamente. A forma tóxica do mercúrio é o metil mercúrio, não incluído nas vacinas.
A segurança do timerosal foi revisada inúmeras vezes, concluindo-se por sua inocuidade, e por isso ainda é usado em vacinas, aplicadas inclusive em gestantes
6- Adjuvante teria efeito nocivo: O adjuvante tem a funçaõ de aumentar o poder imunogênicao da vacina. O adjuvante utilizado nas vacinas H1N1 é o esqualeno, que é um óleo produzido por plantas e presente em muitos alimentos. Também é produzido pelo corpo humano, sendo um precursor do colesterol. Vacinas contra influenza contendo esse adjuvante são utilizadas há muitos anos, com aplicação de milhões de doses e o perfil de segurança tem se mostrado adequado.
É recomendado o uso da Vacina A H1N1 para proteger a população contra a provável segunda onda de influenza que deve ocorrer nos meses de inverno. Pelos estudos já realizados e pelo número enorme de vacinados em todo o mundo e reações adversas otificadas até a data atual, concluímos que a vacina tem boa eficácia e é segura.
Meri Baran

149 comentários:

  1. oi, meri,

    tenho 24 anos e vou tomar a vacina contra a gripe h1n1 semana que vem. também estou devendo a 2a dose da antitetânica**. posso tomar as duas de uma só vez ou preciso esperar alguns dias ou semanas para a segunda?

    outra pergunta, talvez fora da sua alçada: será que essa mobilização dos postos para vacinar a população contra a gripe "inviabiliza" ou dificulta a vacinação contra doenças diversas?

    **teoricamente estou protegido contra o tétano, por ter tomado a 1a dose ano passado, já que, apesar de não ter como prová-lo (meu cartão de vacinação se perdeu, infelizmente), é certo que tomei as 3 doses quando criança, e bastaria tomar o reforço (o qual o fiz em 2009) para assegurar 10 anos de proteção. mesmo assim, por vias das dúvidas, o posto de saúde afirmou que deveria tomar a 2a e 3a doses, e pretendo fazê-lo, apesar de adiar o intento frequentemente.

    tomei a 1a há 10 meses, em junho. perguntas:

    há problemas em espaçar sobremaneira as datas? (o intervalo da 1a pra 2a é de 1 mês, e da 2a pra 3a, 6 meses, pelo que me lembro.)

    partindo do pressuposto de que minha vacinação contra o tétano se deu integralmente quando infante, essas 2 próximas doses (supostamente não essenciais) poderão me fazer mal? digo, por estar me vacinando quando já estou protegido?

    abraços,
    guilherme

    ResponderExcluir
  2. -Pode tomar as duas de uma vez sim, mas como as 2 podem dar reação, principalmente no local da aplicação, é melhor dar um intervalo de uma semana entre as 2.
    -Não invibializa não, as outras vacinas continuam sendo dadas.Pode em certos horários ficar mais cheio, mas a vacinação de rotina continua.
    -Você tem uma certa proteção (não sei a sua idade nem quanto tempo você ficou sem tomar a dose de reforço, que deve se dar a cada 10 anos) mas o nosso sistema imunológico possui memória e com esta dose de 2009 já deve ter despertado proteção, porém vale a pena fazer as outras 2 doses e depois sempre um reforço a cada 10 anos.
    -Não há problema de ter espaçado a data. Agora de qualquer maneira você faz a 2ª dose, não precisa repetir como se estivesse tomando a 1ª dose.
    - Estas 2 doses não vão lhe fazer mal nenhum,mesmo pensando que você esteja protegido. Seria importante saber quanto tempo passou das doses que você tomou na infancia até a dose de 2009.Espero ter te respondido. Se continuarem dúvidas pode escrever. Um abraço
    meri

    ResponderExcluir
  3. quem tomar 2 vezes a vacina da gripe suina, um adulto o que acontece com a pessoa

    ResponderExcluir
  4. Se a pessoa já tomou uma vez não precisa tomar outra dose (adulto). Criança é que toma 2 doses, porque ela toma 1/2 dose de cada vez. Mas se o adulto quiser tomar esta outra vacina que está chegando nas clínicas particulares e que além da H1N1 (suina)tem também a sazonal, pode tomar, não tem problema, mesmo já tendo tomado a H1N1.
    Meri

    ResponderExcluir
  5. Meri,
    Não é necessário e nem mesmo indicado que uma pessoa tome superdosagem de qualquer vacina. No caso da Influenza H1N1, apenas uma dose é suficiente para imunizar a pessoa. Em, caso daqueles que tomarem mais de uma dose, por favor, observem as reações e procure um serviço de saúde, caso seja necessário.

    Mais informações:
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,

    A vacina utilizada para imunizar as crianças e adultos tem a mesma composição, a única diferença está na forma de aplicação. No caso das crianças de 6 meses a dois anos, e nas crianças portadoras de doenças crônicas menores de nove anos, a vacina é aplicada em duas doses, uma com intervalo de 30 dias da outra. Os recebem apenas uma dose.

    Mais informações:
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  7. Olá Gostaria de saber as consequencias de tomar a vacina h1n1 e consumir alcool nas horas seguintes.Foi o que aconteceu comigo! também gostaria de saber se pelo fato de ter ingerido alcool devo tomar nova dose? é perigoso tomar duas doses?

    ResponderExcluir
  8. Fernada,
    Por favor, me ajude.
    Minha mãe tomou a vacina H1n1 no período estipulado para os doentes crônicos, pois ela tem hipertensão. Hoje retornou ao posto de saúde para tomar a vacina da gripe sazonal, gripe comum, porem a enfermeira totalmente irresponsável e despreparada não se atentou ao cartão de vacinação e a informação dita pela minha mãe que era a SAZONAl. Resumo aplicou novamente a vacina H1N1 estou super preocupada de dar alguma reação o que fazer? Grata pela atenção Ana Paula

    ResponderExcluir
  9. Sobre este último questionamento de sua mãe ter tomado 2 doses da mesma vacina, geralmente não há problema. Na minha vida profissional já vi isto ocorrer várias vezes com diversas vacinas e não ocasiona nenhum mal. O organismo tem como reconhecer e a resposta imunogênica é a mesama do que para uma só dose.
    Quanto a pergunta anterior sobre o fato de ter tomado álcool não há nenhum problema. A Vacina não contraindica o uso de bebida alcóólica, Não há necesidade de tomar outra dose.

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Minha filha de 7 anos tomou vacina h1n1 no dia 29 de março por ter SD e valvulopatia, e não sabia q precisava tomar 2ª dose no dia 29 de abril, vou levar- la hoje. Minha pergunta é tem algum problema de vacinar 2ª após 44 dias ? perde efeito ? tomando a 2ª ela vai estar imunizada ?

    ResponderExcluir
  11. Ficarei grata pela atenção

    ResponderExcluir
  12. Resposta: não tem problema tomar a 2ª dose com este atraso. A imunidade vai se dar com eficiência. Não precisa repetir como se fosse a 1ª dose. Ela não perde o efeito.
    Meri Baran

    ResponderExcluir
  13. Olá!O que acontece quando se mistura o adjuvante da vacina da gripe comum com a vacina H1N1?Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Desculpe...é ao contráriO!O adjuvante da H1N1 com a vacina da gripe comum...?

    ResponderExcluir
  15. Nem todas as vacinas H1N1 que estão sendo aplicadas na rede pública têm adjuvante, depende do laboratório. As vacinas sazonal e H1N1 são aplicadas separadamente, isto é, uma em cada braço ou então em tempos diferentes. Não existe interferência nenhuma do adjuvante quando são aplicadas as 2 vacinas, mesmo que sejam aplicadas no mesmo dia. A vacina sazonal ou comum não tem adjuvante.

    ResponderExcluir
  16. se o funcionário aplicar h1n1 em uma criança com apenas 02 meses de vida, o que pode acontecer?

    ResponderExcluir
  17. Os testes de segurança para esta vacina foram feitos com crianças acima de 6 meses e a indicação de todos os laboratórios produtores é de aplicação em crianças acima de 6 meses. É bem provável que a vacina não produza imunidade abaixo desta faixa etária. Se ela for aplicada inadvertidamente em uma criança de 2 meses a unidadede de saúde deve notificar para a Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde do Município em questão e a criança deve ser observada e acompanhada quanto a ocorrência de eventos adversos.

    ResponderExcluir
  18. meu filho tomor a vacina h1n1 com 4 dias depois levei ele pra toma a avacina de 5 anos e a enfermeira aplicor a 2 dose da h1n1 amedica disse que tem que toma outra dose porque a 2 foi anulada e verdade presiso saber estou procupada [obrigada

    ResponderExcluir
  19. Gostaria que o sr. ou sra. esclarecesse melhor. Nâo consegui entender bem. Talvez se colocasse as datas em que as vacinas foram feitas eu entenderia melhor. Dá a impressão que seu filho tomou a vacina aos 4 dias de vida e tenho certeza que não se trata disso. A criança deve tomar a vacina H1N1 em duas doses com intervalo de 1 mês.Qual a idade de seu filho? A Vacina H1N1 só está sendo aplicada nos postos de saúde para crianças de 6 meses a 2 anos.

    ResponderExcluir
  20. Meu filho de sete anos tomou meia dose da vacina h1n1 e deverá tomar mais meia dose depois de um mês.Ouvi dizer que na idade dele o correto é tomar uma dose inteira a cada vez e não a metade.Por favor, preciso de esclarecimento a esse respeito.

    ResponderExcluir
  21. Minha sobrinha de 1 ano e 8 meses tomou a segunda dose da vacina h1n1 há +/- 10 dias, porém hoje o pai levou ela para tomar uma outra vacina e de forma errônea foi aplicada outra dose da h1n1. O que deve ser feito? Como proceder nesses casos?

    ResponderExcluir
  22. O esquema utilizado para seu filho de 7 anos está correto. Crianças até 9 anos de idade necessitam de 2 doses para terem uma boa imunidade.

    ResponderExcluir
  23. Minha filha de 07 anos tomou uma dose e não meia dose e foi indicada uma segunda dose após um mês (outra dose inteira), está correto?

    ResponderExcluir
  24. Por favor, esclareça bem esse negócio de meia dose ou uma dose inteira para crianças de 07 anos que receberão a segunda dose

    ResponderExcluir
  25. Oi vou esplicar melhor meu filho tem 5 anos é portador de doenças crônicas ele tomou a primeira dose da H1N1 com 4 dias depois levei ele ao posto de saúde para tomar a vacina de 5 anos e a enfermeira confundiu e aplicou a segunda dose da H1N1 procurei orientação medica e a medica me disse que ele tem que tomar outra dose por que a segunda foi anulada ele tomou a primeira 29/04/10 a segunda 03/05/10 por favor preciso saber estou muito preucupada

    ResponderExcluir
  26. Esclarecendo melhor as dúvidas da vacina para crianças:
    1- crianças de 6 meses a 35 meses (2anos 11 meses e 29 dias) tomam 2 doses de 0,25ml(meia dose) com intervalo de 1 mês entre as doses.
    2- crianças de 3 a 8 anos tomam 2 doses de 0,5ml (dose inteira) com intervalo de 1 mês entre as doses (isto garante boa imunidade).
    3- crianças a partir de 9 anos de idade tomam apenas 1 dose de 0,5ml.
    O adulto também toma apenas uma dose de 0,5ml.
    Este esquema foi definido a partir de estudos sobre a resposta imunológica a vacina nestas faixas etárias.

    ResponderExcluir
  27. Quem tomou uma segunda dose inadvertidamente com 4 dias ou 10 dias de intervalo de uma 1ª dose, como foram os casos das crianças dos comentários acima, esta 2ª dose não tem valor porque foi feita muito perto da primeira e a resposta do organismo vai ser com se tivesse tomado uma só dose. Estas crianças devem fazer uma outra dose um mes depois da última, que, apesar de ser a terceira vai corresponder a uma segunda dose e assim estará garantida a imunidade.

    ResponderExcluir
  28. Oi, eu queriaa exclarecer uma duvida, a minha mãe tomou a vacina h1N1 por que ela é doente cronica, só depois de um mes, ela foi no posto tomar a vacina da gripe normal,e a enfermeira se enganou e aplicou novamente a h1n1, ela disse que não tem problema, então resolvi te escrever pra ter certeza, me ajude estamos preocupadas, um abraço !

    ResponderExcluir
  29. O fato de ter tomado 2 doses não vai prejudicar em nada, crianças de 3 a 8 anos tomam duas doses. Ela pode e deve tomar a vacina da gripe comum. Não sei se fizeram neste mesmo dia.

    ResponderExcluir
  30. tenho uma duvida : minha filha de 5 anos tomou duas doses da vacina h1n1.e minha amiga tem um menino de 5 anos só que ele tomou apenas uma dose.a enfermeira disse pra ela que da idade dele era uma dose só.quem esta certo.os dois tem doenças cronicas.

    ResponderExcluir
  31. Oi, tomei outra dose da vacina H1N1 no trabalho, pois continha junto a vacina normal contra a gripe normal. Gostaria de saber se existe algum problema por eu ter tomado 2x.

    ResponderExcluir
  32. Resposta às 2 últimas perguntas:
    1- Crianças de 3 a 8 anos tomam 2 doses, portanto o menino de 5 anos deve tomar uma 2ª dose. Veja 5 comentários acima o esquema para as diferentes idades.
    2- Não tem problema.

    ResponderExcluir
  33. Minha filha de 1 ano e 4 meses deveria ter tomado a segunda dose da vacina dia 29/04/2010, mas até agora não dei pois ela está muito gripada. Devo dar a vacina assim mesmo? Vai fazer efeito depois de 51 dias?

    ResponderExcluir
  34. Olá bom dia! Minha filha tomou a 1º dose da vacina h1n1 dia 16/04/2010 e retornei ao postinhu para dar a 2º dose 31 dias após, sendo que ela estava gripada e a mesma teve febre nesse período, e eles disseram que naum poderiam mais tomar, ela pode tomar mesmo assim ou não?

    ResponderExcluir
  35. Olá bom dia! Minha filha tem 08 meses e tomou a 1º dose da vacina h1n1 dia 16/04/2010 e retornei ao postinhu para dar a 2º dose 31 dias após, sendo que ela estava gripada e a mesma teve febre nesse período, e eles disseram que ela naum poderia mais tomar, ela pode tomar mesmo assim ou não?

    ResponderExcluir
  36. Ficou bem claro que criança de 7anos deverá tomar duas doses de 0,5mg da vacina h1n1, é também o que consta da bula da Sanofis. No, entanto meu filho de 7 anos tomou 0,25mg da vacina Sanofis monovalente e a enfermeira disse que ele tomará mais 0,25mg após trinta dias. Por favor, me oriente. Ele ficará protegido tomando essas "meia" doses?
    ficarei grata pela orientação.

    ResponderExcluir
  37. ola meu filho de 7 meses tomou a 1 dose e se eu nao quizer q ele tome a 2 dose a 1 fara algum efeito.

    ResponderExcluir
  38. Crianças que tomaram a 1ª dose e estão com gripe devem esperar melhorar os sintomas agudos (febre, muita tosse, muita obstrução nasal) e fazer então a 2ª dose. Não tem problema se passou o prazo de 30 dias. A 1ª dose continua valendo e a criança recebe a 2ª dose e faz boa imunidade.

    ResponderExcluir
  39. Resposta a pergunta sobre a dose para crianças: seu filho com 7 anos deve realmente fazer 2 doses de 0,5 mg. Você deve voltar ao posto de saúde e pedir para ser atendida pelo técnico responsável pelo "setor de epidemiologia" e esclarecer esta questão.

    ResponderExcluir
  40. Resposta criança de 7 meses com uma só dose: Se seu filho tomou uma dose só e você não aplicar a 2ª dose, a possibilidade dele ficar protegido diminui bem.

    ResponderExcluir
  41. Correção: na resposta sobre a dose para a criança de 7 anos, onde se lê 0,5 mg, leia-se 0,5 ml.

    ResponderExcluir
  42. oi gostaria de esclarece duas duvidas.primeira:teremos que tomar a vacina h1n1 todos os anos?segunda?esta vacina naõ nos deixa pegar a gripe ou se pegarmos ela vai ser bem mais fraca e não teremos problemas.

    ResponderExcluir
  43. Estou muito preocupada... Uma maluca de um posto da minha cidade aplicou 0,75 ml em meu filho de 9 anos. Quando cheguei em casa fiz uma pesquisa na internet e vi que era para ser aplicada 0,5... Não sei onde a cidadã estava com a cabeça... Será que isto vai causar algum mal para ele... Estou muito preocupada...

    ResponderExcluir
  44. meu filho hoje tem 2 anos e 4 meses ele tomou a primeira dose é necessario ele tomar a segunda dose?

    ResponderExcluir
  45. Existe uma vigilância mundial dos vírus influenza que circulam no planeta. O Brasil também faz parte dos países que colhem amostras de secreção de naso faringe de pessoas com síndrome gripal. Estas amostras são encaminhadas para o laboratório de referência, no caso, a FIOCRUZ, e é identificada a cepa viral que está circulando no Brasil. Assim também fazem os outros países. Duas vezes por ano a uma comissão internacional se reune para analisar estes resultados e então mudam a formulação da vacina de acordo com os vírus circulantes. É bem provável que no próximo ano a cepa do H1N1 ainda esteja circulando e será incluida na vacina sazonal, bem como outras cepas que estiverem circulando. Sendo assim, é importante vacinar todo ano no período que antecede o inverno.
    -A vacina H1N1 protege contra o vírus influenza A H1N1. Existem outros vírus que causam síndromes gripais como o adenovírus, o rinovirus, o sincicial respiratório (muito frequente em crianças)mas que não produzem pandemias e não dão casos tão graves como o vírus influenza.

    ResponderExcluir
  46. Criança de 9 anos 0,75ml da vacina- resposta: como você conseguiu observar a dosagem ou foi a técnica que aplicou que lhe informou? De qualquer maneira não deve ocorrer nenhum problema com seu filho. Vá ao posto de saúde onde foi aplicada a vacina e peça para falar com o responsável pelo serviço de epidemiologia. Certamente eles vão acompanhar para ver se ocorre alguma reação, mas na minha experiência profissional e já tendo visto vários casos como este não ocorre nenhuma anormalidade.

    ResponderExcluir
  47. Criança de 2 anos e 4 meses que tomou a 1ª dose.Resposta: É necessário sim tomar uma 2ª dose 30 dias depois da 1ª.

    ResponderExcluir
  48. Minha filha de 9 anos tomou uma dose única da vacina H1N1, ela deve tomar uma 2ª dose? Obs.:Ela tem sinusite e problemas semelhantes a asma.

    ResponderExcluir
  49. Oi.. tenho duas dúvidas sob a vacina.
    Primeira seria q levei minha filha d 4anos e 9meses no posto tomar a vacina a pessoa q aplicou fez a vacina no glúteo e não na perna, e marcou o retorno p segunda dose com 30dias..
    Ouvi comentários q a vacina só se pode ser feita na perna e retorno é com 21dias..
    Por favor fiquei preocupada em relação a isso.

    ResponderExcluir
  50. Por favor me ajude! Minha filha tomou a 2ª dose da H1N1 na data certa (umas 2 semanas atrás) e o pai foi levá-la para aplicar o reforço da Tetravalente, mas a 'criatura" do posto aplicou outra dose na H1n1. O que eu fazer? Me ajudem, por favor....estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
  51. Por favor me ajude! Meu filho tomou de 5 anos tomou 1 dose e meia da H1n1 po engano. O que eu fazer? Me ajudem, por favor....estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
  52. Por gentileza, preciso de uma explicação: vacinei minha filha de 7 anos no dia 26/04/10 primeira dose da vacina h1n1, hoje dia 26/05/10 levei ela no posto de saúde para segunda dose da vacina. Quando já estava sendo vacinada ela tirou o braço assim, saiu a agulha, o enfermeiro disse que aplicou muito pouco do liquido.Perguntei se poderia repetir a dose ele disse que não poderia ,que eu teria que ver com o pediatra da minha filha,so que a mesma se encontra fora do País.Por favor posso aplicar outra dose no posto de sa¨de ou agora vou ter que pagar a vacina, pois minha filha tem asma. Desde já obrigada !

    Meu nome : Marilene Rodrigues Luis
    Meu e-mail marilene 71@gmail.com

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde..
    Preciso tirar uma dúvida em relação a vacina H1N1, qual o local correto para a aplicação da mesma?
    Me refiro a crianças na faixa etária de 4anos. E quantos dias são necessários de espera para aplicar a segunda dose?
    Espero anciosa sua resposta.
    Obrigada!
    Simone
    mone_salles@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. - menina de 9 anos- basta uma dose. Nõ precisa fazer outra dose.
    - crianças até 2 anos devem fazer a vcina na perna. acima desta idade pode ser no braço ou no glúteo.
    - criança que tomou uma terceira dose por engano. Não deve acontecer nenhum problema, pois o sistema imunológico reage normalmente como se recebesse as doses normais, mas você deve procurar o posto de saúde onde foi feita a vacina e procurar o serviço de epidemiologia para notificar o ocorrido e para ser acompanhada por este serviço para observação de algum efeito advrso.

    ResponderExcluir
  55. - filho de 5 anos que tomou uma dose e meia - foi observação sua ou informação do técnico que aplicou? leve ao posto onde foi feita a vacina e comunique ao serviço de epidemiologia o fato, Como na resposta acima não dve ocorrer maiores problemas. O posto de saúde deve acompanhar seu filho para obsrvar a ocorrencia de algum efeito adverso.

    ResponderExcluir
  56. -o local de aplicação para crianças de 2 anos é na coxa,para crianças acima desta idade o local preferencial é o braço mas pode também ser no glúteo. Inicialmente o intervalo entre as doses era de 30 dias. A partir desta semana o Ministério da Saúde diminuiu o intervalo para 21 dias, pois já se aproxima o inverno que é a estação da gripe. Este intervalo é adequado para a formação de anticorpos que promovem a proteção.

    ResponderExcluir
  57. Tenho uma filha com 2 anos e seis meses so que o avô dela levou-a para aplicação da vacina H1N1 no posto de saúde que estavam dando em crianças menores de 2 anos. Ele falou que ela era menor de 2 anos para tomar por não ter condições de pagar a enfermeira colocou no cartão para aplicar a segunda dose dia 06/06. Minha duvida é essa primeira dose aplicada irá servir, pois pelo que vi essa dose que doi dada e pouca para ela que tem mais de 2 anos. O que devo fazer aplicar tudo novamente?

    ResponderExcluir
  58. minha filha já tomou as duas doses de h1n1 no período estipulado para crianças até 2 anos.

    Agora que está tendo a vacina conjugada (influenza + h1n1), ela poderá tomar? Já faz 30 dias que ela tomou a 2a dose da dose da h1n1.

    Como me disseram que não há mais doses da vacina contra a influenza a serem distribuídas (mesmo que eu queira pagar do meu bolso), estou preocupado dela ficar sem essa vacina, por isso a idéia de aplicar a conjugada, mas não está claro se haverá alguma reação nessa repetição da h1n1.
    grato.

    ResponderExcluir
  59. Olá, tenho um filho de 8 meses e as doses da h1n1 foram aplicadas com intervalo de 17 dias, devo desconsiderar a 2 dose e aplicar uma 3 conforme vc explicou acima???
    Grata.
    Juliana.

    ResponderExcluir
  60. Crianças até 3 anos tomam 1/2 dose, isto é, 0,25 ml, portanto sua filha tomou a dose certa, mesmo que o avô tenha dado a idade errada. e ela deve tomar a 2a dose na data marcada.

    ResponderExcluir
  61. criança de 8 meses que tomou 2 doses com intervalo de 17 dias. Resposta - Não há necessidade de uma 3ª dose. Em 17 dias dá tempó de formação de anticorpos e com a 2ª dose a proteção conseguida é muito boa.

    ResponderExcluir
  62. Claudio, pode sim tomar esta vacina que tem a influenza sazonal e a H1N1, apesar dela já ter tomado as 2 dose de H1N1. Não tem problema.

    ResponderExcluir
  63. O que acontece se a pessoa recebe apenas a vacina com o líquido do frasco maior do laboratorio GSK e sem ser misturado com o frasco do adjuvante?

    ResponderExcluir
  64. meu filho tem 4 anos e tomou a vacina na coxa. gostaria de saber se está correto

    ResponderExcluir
  65. NOME: TELMA
    E-MAIL: telmacbritto@hotmail.com

    TENHO 2 FILHOS DE 6 E 1 ANOS QUE TOMARAM NO POSTO DE SAÚDE AS DUAS DOSES RECOMENDADAS DA H1N1.
    QUANDO FUI NA CLÍNICA PARTICULAR DAR A VACINA DA GRIPE SAZIONAL, ELES ME INFORMARAM QUE SÓ TINHAM VACINA CONJUGADA (SAZONAL + H1N1) E COMO JÁ TINHAM TOMADO A H1N1 NÃO PODERIAM SER VACINADOS. UMA SEMANA DEPOIS A CLÍNICA ME LIGA DIZENDO QUE ELES PODEM TOMAR A TAL VACINA ¨CONJUGADA¨ MESMO JÁ TENDO SIDO IMUNIZADOS CONTRA A H1N1. POR FAVOR , ME ORIENTE, SE POSSÍVEL POR E-MAIL.....
    OBRIGADA
    TELMA

    ResponderExcluir
  66. Karina, não tem problema ele ter tomado a vacina na cocha, mas criança de 4 anos já podem tomar no braço.

    ResponderExcluir
  67. Telma, pode sim tomar a vacina que tem a sazonal e a gripe H1N1, mesmo tendo feito as duas doses de H1N1.

    ResponderExcluir
  68. Quero saber se uma criança de 8 anos que tomou a vacina H1N1 a quase 2 meses e não repetiu a dose, ainda pode ser vacinado a 2ª vez sem perder a imunidade total garantida?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  69. Pode e deve receber a 2ª dose, pois ela vai garantir a imunidade. A 1ª dose continua valendo, não precisa repetir.

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde. Segundo informação do profissional do posto em que minha filha tomou a vacina, crianças a partir de 8 anos tomam apenas 1 dose.
    Mas, pelo que vc orientou, cianças de 3 a 8 anos tomam sim as 2 doses de 0,5ml (dose inteira) com intervalo de 1 mês entre as doses. Ela completa 9 no fim de outubro. O que sugere?

    ResponderExcluir
  71. Reg Rocha. Está certa a sua conclusão; só a partir de 9 anos é que a criança recebe apenas uma dose. Volte ao posto de saúde e peça para falar com o profissional responsável pelo Serviço de Epidemiologia. A 2ª dose deve ser dada a partir de 21 dias após a 1ª dose.

    ResponderExcluir
  72. Saudações Meri!Gostaria de saber quais são os possíveis problemas se uma criança de 06 meses receber uma dose de 0.5 ML da vacina H1N1 sem adjuvante aos invés de 0.25 ML como recomendado?
    Obrigado.
    Marcelo Santos

    ResponderExcluir
  73. Saudações Meri!Gostaria de saber quais são os possíveis problemas se uma criança de 06 meses receber uma dose de 0.5 ML da vacina H1N1 sem adjuvante ao invés de 0.25 ML como recomendado? Algo de grave pode ou certamente acontece? Há algo que deve ser feito nessa situação?
    Obrigado.
    Marcelo Santos

    ResponderExcluir
  74. Meri,meu filho tem 4 anos e tomou a 1º dose da h1n1 dia 25 de maio.E a enfermeira quer aplicar a 2º dose no dia 12 de junho na campanha da poliomenite.Sendo que neta data fará 18 dias da aplicação da primeira.Tem algum problema.
    Grata!!

    ResponderExcluir
  75. Meri, meu filho tem 2 anos e 8 meses. Ao inves de darem uma dose de 0, 25 ml deram 0,5 ml. Quais são as consequencias??

    Grata

    ResponderExcluir
  76. minha filha tem 4 anos e tomou a vacina 16/04, só agora melhorou da gripe. Devo dar a segunda dose? Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  77. 'oi!!!!gostaria de tirar uma dúvida:meu neto foi ao posto de saúde pra tomar a sabin na campanha, ele tem 4 anos, e deram novamente as doses de triviral e dpt(que já haviam sido feitas dentro do calendário do meu neto)mais a sabin: estou preocupadíssima!!foi negligência?o que pode acontecer? tudo aconteceu dia 12/06 e ele já havia tomado a tri e dpt mais de 2meses atrás.

    ResponderExcluir
  78. Desculpem não ter respondido em tempo hábil, mas eu tive que viajar. Respostas:
    1- Marcelo Santos: a recomendação é de duas doses de 0.25 ml com intervalo de 21 a 30 dias. No caso, a criança recebendo 0,5 ml é necessário que ela seja acompanhada pelo pediatra ou se rescebeu a vacina em posto de saúde voltar ao mesmo e procurar o serviço de epidemiologia do posto para registrar o fato e a criança deve ser acompanhda para avaliar algum efeito adverso. Na nossa experiência nada acontece de grave, mas a criança deve ser observada.

    ResponderExcluir
  79. Desculpe mas estava viajando e a campanha da polio já passou. O ideal seria um intervalo de 21 dias. Mas se foi aplicada com 18 dias já teria um nível de anti corpos e com a 2ª dose dá para dar uma boa resposta imunológica e ficar protegida.

    ResponderExcluir
  80. Filho de 2 anos e 8 meses que tomou uma dose de 0,5 ml. Veja a respposta que dei acima para Marcelo Santos. É o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  81. Filha de 4 anos com gripe - Pode sim dar a 2ª dose agora. O fato de ter atrasado não invalida o efeito da 1ª dose. É importante receber esta 2ª dose para realmente ficar protegido.

    ResponderExcluir
  82. Neto de 4 anos que vacinou na campanha com tríplice viral e DPT - Aconselho-a a voltar ao posto e procurar o serviço de epidemiologia. Creio que nada de grave vai acontecer mas ele eve ser acompanhado pelo serviço de epidemiologia para observação.

    ResponderExcluir
  83. oi moro no paraguay,SOU BRASILEIRA fizemos a vacina H1N1 dia 24 de maio,ela tem 5 anos,e ate agora nao fis,estava preocupada,mas aora ja sei q pode fazer depois dos 30 dias,esclarecedor este blog.OBRIGADOOO.

    ResponderExcluir
  84. Olá brasileira que mora no Paraguai! Obrigada pelo interesse. Ás ordens para outros esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  85. ola... meri .. gostaria de saber se tem algun problema em uma criança de 3 anos e 8 meses ter tomado a primeira dose da vacina h1n1 duas vezes.a primeira vez foi dia 30 de maio e a outra ves foi dia 28 de junho, pois era pra ela tomar a segunda doze dia 1 de julho. stou preocupada o q devo fazer....meu email é vanilza.ojc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  86. Vanilza, não tem problema nenhum.O intervalo entre as doses pode ser a partir de 21 dias, pois neste período já ocorre uma boa resposta imunológica. Portanto, se ela tomou as doses com intervalo de praticamente 29 dias está super correto. Não precisa se preocupar.

    ResponderExcluir
  87. Bom dia, meu nome é Adriana, parabéns pelos esclarecimentos no seu blog.Gostaria de saber que se eu não levar a minha filha de 7 anos para tomar a segunda dose da H1N1 se tem algum problema já se passaram mais de 30 dias. Obrigada.

    ResponderExcluir
  88. Adriana. É importante que a sua filha tome a 2ª dose para garantir uma boa imunidade. Só as crianças acima de 9 anos e os adultos é que devem tomar só uma dose.

    ResponderExcluir
  89. Em tempo: Adriana, não tem problema se já passaram mais de 30 dias, a 1ª dose fica valendo independente do tempo.

    ResponderExcluir
  90. foi administrado 0.25 da h1n1 em uma criança de 1 ano e 8 mêses e após três meses ela retornou para receber a sugunda dose e foi administrado uma dose de 5ml no lugar de 0.25. Quero saber se pode ocorrer algum dano grave a essa criança?

    ResponderExcluir
  91. Certamente a dose aplicada deve ter sido de 0,5 ml e não e 5ml. Criança de 1ano e 8 meses deve fazer a dose de 0,25 ml. Geralment não acontece nenhum problema. O sistem imunológico da criança sabe como lidar com estas situações. Acho interessante que o sr. ou sra. volte a unidade de saúde onde foi feita a vacinação e comunique ao serviço de epidemiologia o ocorrido.

    ResponderExcluir
  92. tomei avacina h1n1 em maio e hoje fui tomar a de gripe comum e só tem a conjugada. posso tomar sem problemas ?

    ResponderExcluir
  93. Pode sim, não tem problema nenhum que você já tenha tomado a h1n1 em maio.

    ResponderExcluir
  94. Uma criança de 03 anos e meio tomou 03 doses de H1NI. 1DOSE EM 04/10 A 2DOSE EM 05/10 E 3DOSE EM 08/2010. TEM ALGUM PROBLEMA????????

    ResponderExcluir
  95. Uma criança com 4 anos tomou a segunda dose 0,5 ml da h1n1 com adjuvante, teria que ser 0,25, tem alguma reação.

    ResponderExcluir
  96. Esta criança de 4 anos tomou a dose certa.Acima de 3 anos são 2 doses de 0,5ml. Está tudo bem.

    ResponderExcluir
  97. O que aconteceria se fossem aplicadas 05 doses (de uma só vez) da vacina Tetravalente numa criança de 02 meses? Quais seriam os efeitos colaterais? Como deveria ser o esquema dessa vacina nessa criança depois disso?

    ResponderExcluir
  98. Creio se tratar da vacina tetra valente bacteriana (tétano, difteria e coqueluche +hemófilo) que é indicada para crianças nesta faixa etária(2 meses)pois existe também a tetra viral (sarampo, rubéola e caxumba + varicela) que é aplicada em crianças após 1 ano de idade. A dose a ser aplicada da tetra bacteriana é de 0,5ml; 5 doses seriam 2,5ml; é difícil imaginar que o vacinador ou vacinadora aplicasse essa quantidade toda num bebê de 2 meses sem perceber o volume exagerado.Quando ocorre fatos iguais a esses (raríssimos)orientamos para que a criança seja acompanhada por médico durante um certo período para observar as reações. Em casos que ocorreram com super dosagem observou-se que o sistema imunológico da pessoa sabe absorver como se fosse uma dose e não ocorrem maiores problemas. Esta dose deve ser considerada como a 1ª e deve haver continuidade com o esquema de 2ª e 3ª dose.

    ResponderExcluir
  99. Muito obrigado!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  100. Excelente serviço de utilidade pública. Parabéns, Meri Baran pelo seu esforço em fazer o melhor pela saúde da população. É assim que devemos ocupar nosso tempo na internet. Conte comigo !
    Ass: Paulo Jorge

    ResponderExcluir
  101. Obrigada Paulo Jorge pelas palavras tão amáveis.

    ResponderExcluir
  102. ola as crianças que ja tomaram a vacinah1n1 ano passado pode repitir a dose todo ano?

    ResponderExcluir
  103. Olá, estou fazendo um estudo sobre a vacina INFLUENZA A e gostaria de saber se uma criança de um ano e meio tomar duas doses seguidas da vacina, pode causar alguma reação??

    ps: os dias da vacina foi um seguido do outro.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  104. olá, o que acontece se uma criança com 3 meses de idade tomar a vacina contra influenza sazonal,com a dose de 0,25 ml?A Vacina que está disponivel nessa campanha de 2011
    aguardo

    ResponderExcluir
  105. Preciso de ajuda urgente!!
    Sou tecnica de enfermagem de uma unidade de saúde,e como de rotina vacino várias crianças,e por um descuido hoje vacinei uma criança de 1 ano e 7 meses,contra a gripe com a dose de o,5 ao invés de o,25,e não percebi na hora,vim me dar conta já em casa depois que uma mãe veio tirar uma dúvida comigo,e a criança em questão foi embora,com a segunda dose marcada,gostaria de saber se essa criança pode ter alguma problema grave?como já terminei meu expediente,assim quechegar ao posto vou procurar minha chefe para que se cancele a segunda dose,está correto?Me ajude estou desesperada,eu não sou o tipo de pessoa que costuma errar nessas coisas,mas conteceu e estou a ponto de uma crise nervosa,me ajude por favor,me diga o que posso fazer.

    ResponderExcluir
  106. gostaria de sabe se tomando duas dozes da influenza no intervalo de quatro dias faz mal,poque uma senhora não falou que tinha tomado e tomou outra vez.

    ResponderExcluir
  107. gostaria de saber tomei a vacina da gripe influeza no dia dez de maio hoje volteiao posto por ingano a auxiliar a pricou de novo a vacina influeza com qatoze dia de deferencia de uma dose para outra o que poder acontecer com migo i quais reacao eu vou ter

    ResponderExcluir
  108. meu filho tem 1 ano e 2 meses tomou a 1ªdose da h1n1 no dia 13 de maio de 2011. No dia 25 de maio de 2011 retornei ao posto para aplicar a vacina conta minigite C, por um erro a atendente a plicou tambem a 2ª dose da h1n1 ou seja com 12 dias de intervalo. Quais as consequencias? Precisa tomar uma outra dose? se sim quantos dias devo aguardar? email: gardenia.sou@gmail.com

    ResponderExcluir
  109. Desculpem não ter respondido a tempo pois houve uma atualização do blogspot, mudou a configuração e não estava aceitando meus comentários/resposta.Acredito que você já tenha sido orientada. Mas geralmente quando a vacina é aplicada num intervalo pequeno entre a s doses o organismo reconhece como se fosse uma só dose e não há maiores consequencias. A 2ª dose pode ser aplicada com intervalo acima de 1 mes.

    ResponderExcluir
  110. Boa noite, não sei se ainda pode fazer perguntas, porem estou com uma duvida, minha filha de 4 anos e meio, que ja tomou a vacina no ano anterior, nesse ano ela tomou uma dose de 0,5 porem a enfermeira puxou muito rapido a agulha e voltou liquido, será que posso fazer uma outra dose em 30 dias, ou não seria necessario? pode acontecer algum problema se ela tomar duas doses de 0,5?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a resposta atrasada. Se você tem dúvidas pode aplicar uma outra dose. Não tem nenhum problema. O intervalo de aplicação da 2ª dose é a partir de 30 dias.

      Meri Baran

      Excluir
  111. Boa Tarde
    Levei meus filhos (6 e 11 anos) a uma clínica particular em 27/06, para tomar vacina contra gripe (trivalente), por curiosidade solicitei as embalagens e as bulas, quando cheguei em casa verifiquei que as vacinas aplicadas às crianças se destinam à faixa etária 18 até 59 anos, sendo pela bula a vacina intradérmica ser contraindicada para crianças, contactei o laboratório onde me informaram que o conteúdo das vacinas são identicos, a diferença esta no tipo: intradérmica ao invés de intramuscular, esta última que deveria ser aplicada às crianças, ainda a contraindicação se deve ao fato da "absorção" pela via intradermica não ter sido testada nesta faixa etária.
    .
    A Clínica alertada pelo laboratório nos ofereceu a aplicação da vacina correta.
    .
    Eis minhas dúvidas:
    A aplicação de nova vacina é segura?
    Qual deveria ser o prazo entre duas doses da mesma vacina ?

    Atenciosamente,
    Alexandre aribeiro1967@yahoo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já respondi sua dúvida por email.
      Os laboratórios produtores de vacina indicam a faixa etária da vacina atrelando aos estudos que foram feitos naquela faixa etária. Certamente a imunidade produzida deve ser a mesma nas outras faixas etárias mas eles só vão indicar quando tiverem estudos naquela determinada faixa etária. Se o sr. tem dúvidas quanto a eficiência por via subcutânea, o que é natural,uma vacina intramuscular pode ser aplicada, num intervalo de um mês entre as duas vacinas.

      Excluir
    2. Oi, boa noite Dra. Meri

      Já se passaram os 30 dias, as crianças já receberam a dose da vacina intradérmica e estão bem.

      Agradeço a atenção, obrigado :)

      Alexandre

      Excluir
  112. gostaria de saber se a criança que ja tomou a vacina h1n1 precisa toma novamente, mesmo sendo completa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vacina contra gripe deve ser dada anualmente. Com o tempo a imunidade diminui e além disso, a cada ano a vacina é formulada de acordo com os vírus que estão circulando. A vacina deste ano já contém na sua formulação o H1N1. Vacine seu filho e toda família.

      Excluir
  113. Olá, meu filho tem 3 anos e 9 meses e tomou 0,25 da vacina em 13/06, hj 13/07 levei para tomar ou dose de 0,25 e a atendente, que era outra do mês passado aplicou 0,5. Estou com meddo... gostaria de saber se tem algum problema?

    ResponderExcluir
  114. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  115. Meu filho tomou a 1ª dose (0,25 ml) da vacina influenza em abril de 2011 e não tomou a 2ª dose. Agora em julho de 2012 (quando ele está com 2 anos e 3 meses) ele tomou uma dose de 0,5 da vacina. Há algum problema em ele ter tomado essa dose inteira sem ter passado pelas 2 doses no ano anterior?

    ResponderExcluir
  116. Resposta: Seu filho de 3 anos e 9 meses deve tomar 2 doses de 0,5 ml. A 1ª dose deveria ter sido de 0,5 ml. Foi bom ter tomado a 2ª dose de 0,5 ml.
    Creio que ele vai desenvolver imunidade. Não existe problema de reação. Nopróximo ano avise que ele deve tomar 2 doses de 0,5ml.

    ResponderExcluir
  117. Oii estou gravida de 9 semanas...engravidei em agosto desse ano....e em maio desse ano ja tomei a vacina em particular...meu filho de 4 anos ia tomar e aproveitei para tomar...agora q estou gravida devo tomar outra dose para o bebe?? ou a que tomei em maio esta valendo ainda?? aguardo resposta...obrigada

    ResponderExcluir
  118. Obrigada por acessar o blog. Você tomou a vacina em maio então você está protegida. Não há necessidade de tomar outra dose. Outra dose só no próximo ano, na estação da gripe (inverno). Nesta ocasião seu filho já terá nascido. Boa sorte.
    Meri Baran

    ResponderExcluir
  119. Bom Dia!!

    meu filho com um ano recebeu duas doses da vacina com intervalos, agora com 2 anos e quatro meses ele recebeu apenas uma dose de 0,25ml está correto??

    ResponderExcluir
  120. Boa tarde!
    Se o seu filho recebeu duas doses com um ano ele não necessita de 2 doses. Basta uma de 0,25ml.
    Obrigada por acessar o blog. Meri Baran

    ResponderExcluir
  121. Meu filho de 6 meses tomou a 1ª dose da H1N1 no dia 23.04.13, e hoje (26.04.13) quando fui levar ele ao posto para tomar as outras vacinas dos 6 meses, a tecnica de enfermagem aplicou novamente a H1N1, pq nao tinha nada comprovando que ele tinha tomado no dia 23.04.
    Tem algum problema?
    Estou preocupado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 de maio de 2013 09:09

      Fatos como este podem acontecer, embora não deveriam, mas geralmente não ocorrem problemas após a aplicação de doses tão próximas. O organismo tem a capacidade de reconhecer e atua como se estivesse recebendo apenas uma dose. De qualquer maneira seria interessante comunicar ao serviço de epidemiologia do posto de saúde onde seu filho foi vacinado.
      Um abraço
      Meri Baran

      Excluir
  122. Boa Tarde,

    Estou no terceiro mes de gravidez, tomei a vacina H1N1 na campanha do dia 24.04.2013, no dia 29.04.2013 fui a unidade de saude onde faço meu pre-natal e enfermeira enganou-se e aplicou novamente a vacina H1N1, apesar de eu ter levado o mesmo cartão de vacina do dia 24, onde continha a rubrica e a data da aplicação.
    Quando ela percebeu o engano, tentou me tranquilizar dizendo que não terei complicações. Procurei a supervisora dela, e a mesma me informou a mesma coisa e, que tambem não seria necessario fazer nenhuma notificação.
    A pergunta é: isso procede? Estou muito preocupada. De fato, não terei nenhuma complicação comigo ou com meu o bebe?
    Grata.
    soniasantosmp@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a orientação do posto é adequada, Realmente fatos como este podem acontecer e não deveriam, mas não tem ocorrido problemas após aplicação de 2 doses em intervalos tão pequenos. O organismo responde como se tivesse tomado uma única dose. A vacina que você tomou tem o componente H1N1, mas, também tem mais dois outros componentes (H3N2 e B). Esta é a vacina sazonal que é aplicada todos os anos e cuja formulação é sempre adequada aos vírus circulantes.
      Um abraço
      Meri Baran

      Excluir
  123. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  124. Tomei a vacina h1n1 há três anos atrás.Preciso tomar outra dose ou já estou imunizada,e se engravidar,preciso tomar de novo

    ResponderExcluir
  125. Prezada. Obrigada por acessar meu blog.
    Há necessidade sim de fazer a vacina este ano. A vacina contra gripe deste ano possui o componente H1N1 e também um novo que é o H3N2. A vacina contra gripe é atualizada a cada ano conforme os vírus que estão circulando. A vacina deste ano é composta de 3 componentes: 2 A(H1N1 e H3N2)e 1 B. Esta vacina, que é chamada de vacina sazonal porque ela é sempre formulada conforme estudos internacionais que mostram os vírus que circulam na estação da gripe (invern0), deve ser aplicada a cada ano porque além da mudança de formulação, a imunidade que ela produz cai com o tempo e após um ano ela é baixa. Se você fizer a vacina neste ano e engravidar não precisa fazer uma outra dose. Se você engravidar no ano que vem, precisa sim de outra dose.
    Espero ter esclarecido. Saudações.
    Meri Baran

    ResponderExcluir
  126. Prezada leitora. Há necessidade sim de fazer a vacina este ano pois a vacina da gripe é modificada a cda ano na sua formulação de acordo com os vírus circulantes. Além disso a munidade cai com o tempo e após um ano ela é muito baixa. Se você tomar a vacna este ano e engravidar neste mesmo ano não precisa vacinar de novo, mas, se engravidar no ano que vem precisa sim fazer a vacina e é muito importante se proteger poia a mulher grávida é grupo de risco para complicações da gripe.

    ResponderExcluir
  127. Tomei a vacina da gripe trivalente há 7 dias atrás e tive contato ontém com uma pessoa infectada pelo H1N1... Já estou protegida mesmo tendo somente 7 dias que tomei a vacina??

    ResponderExcluir
  128. A vacina da gripe leva mais ou menos 10 a 15 dias para produzir anticorpos. Teoricamente, hoje, você ainda não estaria protegida. Esta pessoa fez algum exame especial que conseguiu descobrir que era H1N1? Porque existem também outros vírus que causam síndromes gripais como, adenovirus, rinovirus, sincicial respiratório, etc. A vacina é para o vírus influenza exclusivamente. A gripe causada pelo influenza pode ser mais grave e evoluir com complicações, principalmente a pneumonia.Por este motivo se realiza sempre campanhas de vacinação com a vacina anti influenza visando principalmente os grupos de risco: idosos, crianças menores de 2 anos, mulheres grávidas, pessoas com doença crõnica e imunodeprimidos.
    Espero ter esclarecido sua dúvida
    Atenciosamente
    Meri Baran

    ResponderExcluir
  129. Qual o risco de um bebê recém-nascido tomar a Influenza?
    ALESSANDRA
    lamacal1000@hotmail.com

    ResponderExcluir
  130. Prezada Alessandra. As vacinas são aprovadas para uso após estudos meticulosos sempre em grupos de faixa etária. O FDA (Food and Drug Administration/EUA) não aprova o uso da vacina da gripe em menores de 6 meses de idade e consequentemente a ANVISA(Brasil) também não.Os estudos para liberação das vacinas têm que mostrar principalmente efetividade da vacina e segurança. Algumas vacinas são contraindicadas em menores de 1 ano, como, sarampo, rubéola, varicela, porque são doenças altamente disseminadas e a criança pode, até uma certa idade, geralmente até 9 meses ou um pouco mais, ter anticorpos que passaram da mãe durante a gravidez para o feto. Esses anticorpos vão influenciar e diminuir a imunidade que a vacina vai conferir. Não consegui encontrar os estudos que deram base para esta recomendação. Existem estas 3 possibilidades: ou a possibilidade de ainda ter anticorpos maternos ou a questão da efetividade da vacina ser menor nesta faixa etária ou produz mais reações adversas nesta faixa etária. Enfim, se eu encontrar um estudo que dê conta desta questão volto a escrever. Atenciosamente. Meri Baran

    ResponderExcluir
  131. Meu filho de 7 anos e minha filha de 9 anos tomaram a vacina H1N1 no posto de saúde e gostaria de saber se devo levá-los para tomar a segunda dose? Aguardo respostas.

    ResponderExcluir
  132. Minha sobrinha de 1 ano e 9 meses tomou a 2° dose da vacina h1n1, um dia depois ela foi tomar outro tipo de vacina e por engano aplicaram a h1n1 novamente, ou seja, ficou como se fosse um terceira dose. estou muito preocupada... tem algum problema?

    ResponderExcluir
  133. Boa tarde!!!meu filho de 5 anos tomou 2 doses da vacina h1n1...só que em outro ano ele tomou duas doses também!!é assim mesmo ou ele tomou dose a mais??se tomou faz mal??

    ResponderExcluir
  134. Meu filho de 5 anos tomou 2 doses da vacina h1n1...e em outro ano tomou 2 doses também...ele tomou dose a mais??

    ResponderExcluir
  135. Obtrigada por acessar este blog.
    Sua filha de 9 anos não necessita uma 2ª dose. A partir de 9 anos basta uma dose.
    Seu filho de 7 anos - se ele tomou a vacina no ano passado, basta uma dose. Se é a primeira vez que ele tomou a vacina ele deverá tomar 2 doses.
    atenciosamente. Meri Baran











































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































    Sua filha de 9 anos não necessita de 2 doses. basta uma.
    Seu filho de 7 anos: se foi vacinado no ano passado, basta uma dose este ano. Se é a primeira vez que ele está fazendo a vacina ele deve fazer 2 doses.
    Atenciosamente
    Meri Baran





    ResponderExcluir
  136. Boa noite, o que acontece se uma criança tomar duas doses da vacina sabin em um intervalo de quatro dias?
    sábada teve a campanha e levei o meu filho de 3 anos para vacinar e hoje o pai dele o levou para tomar a vacina da gripe e a enfermeira deu novamente a vacina sabin, estou preocupada.
    Alessandrataborda@bol.com.br

    ResponderExcluir
  137. Geralmente nada acontece. O organismo tem como reconhecer este tipo de situação e atua como se a criança tivesse recebido uma só dose.

    ResponderExcluir
  138. SOU PEDIATRA E TENHO PEGO MUITAS CRIANCAS QUE NAO FIZERAM A SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA GRIPE NO ANO ANTERIOR...COMO DEVO PROCEDER ESTE ANO? FACO DUAS DOSES?

    ResponderExcluir
  139. Prezada Pediatra. Não há necessidade de fazer 2 doses da vacina da gripe nas crianças que receberam uma dose no ano anterior. Uma dose basta.

    ResponderExcluir

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.