sexta-feira, 2 de abril de 2010

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA A(H1N1)

Em oito de março deste ano teve início a campanha de vacinação contra a gripe causada pelo vírus influenza A (H1N1) ou gripe suína.
O vírus influenza é causador de doença respiratória que geralmente ocorre na estação do inverno tanto no hemisfério norte como no Sul e é chamada de gripe ou influenza sazonal. Este vírus influenza A, com freqüência sofre mutações, apresentando diferentes cepas. Com o surgimento desta nova variedade que é o H1N1 proveniente de porcos, percebeu-se que é um vírus mais agressivo, com maior possibilidade de produzir casos graves. Além disso, diferente da gripe sazonal que atinge com gravidade pessoas acima de 60 anos portadoras de doenças crônicas, a gripe A (H1N1) dá casos mais graves em crianças menores de 2 anos, em gestantes, em adultos jovens de de 20 a 39 anos e em pessoas com doenças crônicas em qualquer idade.Como é um vírus novo, havia a possibilidade de produzir pandemia, isto é, ocorrência de epidemias em todo o mundo, pois a população mundial não apresenta imunidade para ele. Em junho de 2009 a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou pandemia. Os laboratórios produtores de vacina aceleraram a produção da vacina A H1N1 a partir da amostra do vírus que foi isolada pelo CDC/FDA.
Desde o surgimento dos casos até 19 de fevereiro de 2010 já foram notificados casos em 213 países e 16.931 óbitos. Na Cidade do Rio de Janeiro, de abril a setembro de 2009 foram notificados 5.138 casos e ocorreram 64 óbitos.
Em outubro de 2009 iniciou-se a vacinação no hemisfério norte onde está ocorrendo a 2ª onda da gripe desde novembro, inicio dos meses frios.
No Brasil a campanha iniciou-se em março de 2010 já prevendo uma 2ª onda de gripe nos meses de inverno. Ela está sendo operacionalizada em 5 etapas, priorizando os grupos de risco.
-De 8 a 19 de março – profissionais de saúde e população indígena.
-De 22 de março a 2 de abril – crianças de 6 a 23 meses (1ª dose), pessoas com doença crônica e gestantes em qualquer mês de gestação. Foi prorrogada até 23 de abril.
-De 5 a 23 de abril - adultos na faixa de 20 a 29 anos.
-De 24 de abril a 7 de maio – pessoas com 60 anos e mais vão receber a vacina sazonal e os que tiverem doença crônica receberão também a vacina A H1N1(uma em cada braço). 2ª dose nas crianças de 6m a 2 anos.
-De 10 a 21 de maio - pessoas de 30 a 39 anos.
É da maior importância que as pessoas se dirijam aos postos de saúde dos seus municípios para receberem a vacina de acordo com o cronograma acima. Aproximam-se os meses mais frios e já está sendo percebido um aumento do número de casos no Brasil. A vacina tem boa eficácia e é segura. Proteja a si mesmo e a seus filhos.
PS - Próximo artigo no blog - esclarecimentos sobre dúvidas na utilização da vacina.

4 comentários:

  1. tenho uma filha com 2 anos e 5 meses que tomou a primeira dose da H1N1 para faixa etaria menor de 2 anos, ainda irá tomar a 2º dose. Como devo proceder visto que a 1º dose que ela tomou foi diferente da que esta sendo aplicada agora para crianças ate 5 anos.

    ResponderExcluir
  2. A 2ª dose para a sua filha é a mesma. A indicação desta dose (0,25 ml) deve ser dada até 3 anos de idade.De 3 a 8 anos são 2 doses de 0,5 ml e a partir de 9 anos é uma dose só de 0,5 ml, igual ao do adulto.

    ResponderExcluir
  3. MEU FILHO TEM 4 ANOS E 8MESES, E TOMOU AS DUAS VACINAS DE GRIPE; H1N1 E INFLUENZA (GRIPE COMUM).AS DUAS TEM 2ª DOSE? E QUAL A DOSE PARA ESSA IDADE?

    ResponderExcluir
  4. Desculpe o atraso a esta resposta pois estava viajando. A dose para esta idade é de 0,5ml. Nas clímicas privadas a vacina protege contra a gripe sazonal e a H1N1 na mesma aplicação. Portanto ele só deve tomar 1 dose que contempla os 2 tipos.

    ResponderExcluir

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.