quinta-feira, 15 de abril de 2010

DESASTRES NATURAIS - CHUVAS FORTES E ENCHENTES

Nos últimos dias o Estado do Rio de Janeiro se viu assolado por chuvas fortes com precipitação acima de 260 mm, que causou desastres graves como enchentes e deslizamento de terra com um número enorme de vítimas.
As enchentes dão como conseqüência doenças infecciosas transmitidas pela água e alimentos contaminados, principalmente Leptospirose, Hepatite e Diarréias. Destas, a que traz maior preocupação é a Leptospirose, a mais grave, que em enchentes ocorridas em 1988 e 1996 causou epidemias importantes no Rio de Janeiro.
A transmissão se dá através do contato da pele lesada com a água e lama das enchentes que está contaminada por uma bactéria chamada leptospira. Esta bactéria é eliminada na urina de animais, principalmente ratos nas áreas urbanas e pode permanecer no solo por um período prolongado. Quando ela penetra na pele atinge vasos sanguíneos e vai produzir doença infecciosa que, numa proporção de aproximadamente 30%, pode produzir doença grave.
60 a 70% dos casos evoluem de forma benigna e apresentam os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça, prostração, dor muscular, principalmente na panturrilha, náuseas, vômitos e às vezes diarréia. Estes casos não apresentam icterícia.
Os casos que evoluem com gravidade têm início semelhante, porém, no 4º ou 5º dia, apresentam comprometimento do fígado (icterícia), comprometimento renal, (insuficiência renal) e podendo dar também comprometimento pulmonar de alta gravidade (hemorragia pulmonar).
O tratamento de casos benignos e graves é feito com antibióticos.
O diagnóstico laboratorial consiste de sorologia e cultura.
Pessoas que apresentam os sintomas iniciais e história de ter contato com água de enchente devem ser medicadas com antibiótico, mesmo antes do resultado laboratorial.
Cuidados importantes:
1- Em situações de chuva abundante com ocorrência de alagamentos, se estiver em lugar seco e seguro, aguarde a chuva melhorar e as águas baixarem.
2- Se por questões de segurança for imperioso entrar na água, não retire o calçado dos pés; se houver oportunidade envolva sacos plásticos nos pés e pernas.
3- Ao limpar a casa, calçadas ou ruas use de preferência, luvas e galochas ou na falta delas envolva mãos, pernas e pés com sacos plásticos duplos.
4- È muito comum as pessoas sofrerem ferimentos ao atravessar áreas de enchentes. È importante verificar a quanto tempo foi vacinado contra o tétano e se tiver ultrapassado 10 anos, é importante uma dose de reforço.
5- Se houver suspeita que a água de consumo está contaminada utilize água fervida ou água clorada (para 1 litro de água 2 gotas de água sanitária; deixar repousar durante meia hora antes de utilizar).

3 comentários:

  1. muito interessante o blog, abordam temas que nós não costumamos nos preocupar quando o ocorrido não é com a gente!
    Tirei muitas informações desta postagem que eu não fazia nem ideia.. muito legal!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ola Dra. Meri. Assim como você, sou profissonal da saude e me interesso pelo assunto do bem estar fisico e psiquico do ser humano e deslocamentos (vaigens, expatriações, imigrações). você tem um e-mail onde possamos bater um papo sobre o assunto?

    Abraços,

    Fernanda Azevedo da Silva
    fernanda.azevedos@hotmail.com

    ResponderExcluir

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.