terça-feira, 10 de abril de 2012

GRIPE-A MELHOR PROTEÇÃO É A VACINAÇÃO

GRIPE-A MELHOR PROTEÇÃO É A VACINAÇÃO


Imprimir     Enviar por e-mail
A Gripe é uma doença respiratória causada pelos vírus influenza. Pode causar doença leve, moderada ou grave. Possui sazonalidade, ocorrendo mais nos meses de inverno.
O vírus da influenza apresenta vários subtipos diferentes que circulam a cada ano em vários lugares do mundo produzindo a gripe ou influenza sazonal.
O quadro clínico é característico: sintomas respiratórios (dor de garganta, tosse, coriza) e febre. A evolução geralmente é para a cura. Nos chamados grupos de risco – idosos, crianças com menos de 2 anos, gestantes e imunodeprimidos- pode ocorrer complicação; a mais freqüente é a pneumonia que eventualmente pode causar um quadro muito grave com insuficiência respiratória, podendo levar à morte.
Em 2009, um novo e diferente vírus, produzido por mutação em suínos – A /H1N1 - disseminou-se no mundo causando uma gripe pandêmica com casos graves em pessoas jovens, gestantes e menores de 2 anos.
Após vacinação de massa no mundo com uma vacina específica para o A /H1N1, houve uma drástica redução do número de casos e em agosto de 2010, a Organização Mundial da Saúde declarou o fim da pandemia, porém este vírus continua circulando em alguns países. (Ver neste site, página inicial: “influenza-atualização global”)

Vacina da gripe
A vacina contra a gripe é uma vacina inativada e atualmente recomendada para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade (universalização da vacina), incluindo pessoas saudáveis e com condições médicas crônicas. Esta decisão está baseada na certeza de que a vacina contra a Influenza é segura e eficaz, com potencial benefício para todas as idades.
O ACIP (Comitê Assessor em Práticas de Imunização/VDC/US), através de pesquisa internacional, define anualmente quais tipos e cepas do vírus influenza estão circulando predominantemente em cada hemisfério, definindo assim a formulação da vacina para cada ano e hemisfério.

Composição da vacina para o hemisfério sul, estação 2012:
. vírus A/ California/7/2009 (H1N1)
. vírus A/ Perth/16/2009 (H3N2)
. vírus B/ Brisbane/60/2008

Quando receber a vacina
A vacinação deve ser feita prioritariamente antes do inverno. No hemisfério sul, deve iniciar em março (ou tão logo a vacina atualizada esteja disponível) e deve continuar durante toda a estação, cuja duração é variável.

Quem deve ser vacinado
A vacina é atualmente recomendada para toda pessoa a partir de 6 meses de idade. É especialmente importante para os grupos que apresentam alto risco de desenvolver complicações graves. São eles:
< Mulheres grávidas
< Crianças menores de 5 anos, em especial as menores de 2 anos
< Pessoas de 60 anos ou mais
< Pessoas de qualquer idade com certas condições médicas crônicas
< Pessoas que vivem em abrigos
< Pessoas que convivem ou cuidam dos grupos considerados de alta prioridade para vacinação, incluindo: profissionais de saúde e educação, contatos familiares de pessoas de alto risco, familiares ou cuidadores de creche que lidam com crianças com menos de 6 meses de idade.

Quem não deve ser vacinado
< Pessoa com alergia grave a ovo de galinha.
< Pessoa que tenha tido reação grave à vacina da influenza numa aplicação anterior.
< Crianças menores de seis meses de idade.
< Pessoa que desenvolveu Síndrome de Guillain-Barré dentro de 6 semanas após a aplicação de uma dose anterior da vacina.
< Pessoas com doença moderada ou grave com febre - devem adiar a vacinação até que estejam recuperadas.

Eventos adversos
Os vírus que compõem a vacina estão mortos (inativados), portanto a pessoa que recebe a vacina não tem a possibilidade de desenvolver Gripe.
As reações mais comuns são:
< Dor, edema e vermelhidão no local da aplicação
< Febre baixa ou moderada
< Dores musculares
Estes eventos podem ocorrer logo após a aplicação da vacina e geralmente duram 1 a 2 dias, com resolução espontânea.
Encontra-se disponível em todas as unidades da rede Prophylaxis, desde 15 de março, a vacina para a estação da gripe de 2012. Todas as pessoas, a partir de 6 meses de idade, devem receber a vacina anualmente.

Medidas preventivas:
-Higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, a boca e o nariz
– Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimãos, maçanetas, etc.
– Evitar proteger a tosse e o espirro com as mãos utilizando preferencialmente lenço de papel descartável.
- Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, aglomerações e ambientes coletivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.