sábado, 18 de junho de 2011

EPIDEMIA DE E.COLI NA EUROPA

Está ocorrendo na Europa uma epidemia de E.coli com um número importante de casos (mais de 3.000) e óbitos (35). Os primeiros casos foram notificados e maio de 2011.
A doença é causada pela bactéria Escherichia coli O 104:H4, produtora da toxina Shiga e leva à Siíndrome Hemolítico Urêmica (HUS).
A ocorrência da maioria dos casos está restrita ao norte da Alemanha, principalmente Bremen, Hamburgo, Saxonia e Schleswig-Holstein. Alguns casos foram notificados em outros países da Europa ( Dinamarca, Noruega, Espanha, Suécia e Reino Unido), porém, exclusivamente de pessoas que viajaram para o norte da Alemanha. Estados Unidos e Canadá também notificaram casos associados a viagens para Alemanha.
A maioria dos casos ocorreu em adultos com predomínio em mulheres.
A Síndrome Hemolítico Urêmica (HUS) é doença grave que pode levar a complicações fatais. É caracterizada por falência renal e anemia.
Essa cepa já foi registrada em outros momentos, mas não em surtos desta proporção. Neste surto há predomínio dos casos em adultos e os alimentos possivelmente envolvidos são de origem vegetal.
Sintomas: Caimbras abdominais e diarréia que evolui para diarréia sanguinolenta. A febre não costuma ser muito alta . HUS geralmente ocorre após alguns dias (3 a 6 dias ) quando a toxina chega à corrente sanguínea e causa um conjunto de alterações: anemia hemolítica, trombocitopenia, e nefropatia aguda que leva à insuficiência renal.
Transmissão: Étransmitida de pessoa a pessoa por via fecal-oral. Os sintomas geralmente aparecem 2 a 10 dias após a exposição.
As primeiras informações davam conta que a epidemia estaria associada a produtos vegetais contaminados (pepinos, tomates e alface).
Atualmente sementes germinadas (brotos de feijão, lentilha, etc.) foram identificadas como a possível causa desta epidemia. Autoridades Sanitárias da Alemanha recomendam que a população evite comer brotos de feijão crus de qualquer origem no país.

Recomendações aos viajantes que se dirigem à Alemanha:


  • Faça uso de alimentos seguros: evite alimentos crus, sementes germinadas cruas.

  • Água - somente industrializada.

  • Lave as mãos com frequência.

  • Ao voltar da viagem , se apresentar diarréia com sangue e/ou caimbras abdominais, procure imediatamente um atendimento médico e informe-o de sua viagem recente.
PS- Publicado originalmente no site:www.prophylaxis.com.br

3 comentários:

  1. Dra. Meri Baran,
    Gostaria muito de poder tirar dúvidas importantes com a Sra. sobre viagem e vacinação. Teria alguma forma de me comunicar com a Sra. de modo particular?

    ResponderExcluir
  2. Desculpem não ter respondido a tempo pois houve uma atualização do blogspot, mudou a configuração e não estava aceitando meus comentários/resposta

    ResponderExcluir

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.