sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Febre do Chikungunya no Brasil

O Ministério da Saúde noticiou a ocorrência de 3 casos importados de Febre do Chikungunya no Brasil. Dois casos (um homem de 55 anos e uma mulher de 25 anos)são de São Paulo; o terceiro caso (um homem de 41 anos) é do Rio de Janeiro. Os dois homens apresentaram sintomas após viagem a Indonésia e a mulher, após viagem a India.
A importância da notificação destes casos é que esta doença é transmitida pela picada de mosquito e esse mosquito é nada mais nada menos que o nosso Aedes aegypti que transmite o dengue.
Por enquanto, não há evidências de circulação deste vírus no Brasil, porém é importante que as vigilâncias epidemiológicas dos municípios e estados fiquem alertas.
Este vírus costuma circular na África e na Ásia. Em 2007 ocorreu um surto na Itália. No ano passado a Ásia apresentou epidemias importantes: foram 49.069 casos na Tailândia e 4.430 casos na Malásia.Em agosto de 2010 a India notificou 16.870 casos suspeitos em 14 estados.
A febre do Chikungunya é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas são febre alta,dores articulares com ou sem inchação,dor de cabeça, náuseas, vômitos, fadiga intensa e uma erupção no corpo (rash). Parte das pessoas desenvolvem a forma crônica da doença, caracterizada por dores articulares que podem durar de 6 meses a 1 ano. A mortalidade é baixa.
Não existe vacina para esta doença.
A pessoa que vai viajar para países onde existe circulação deste vírus deve se proteger usando repelentes com tempo de proteção prolongado (DEET ou Icaridina), roupas adequadas (calça comprida, blusa de mangas compridas, tenis e meias). Locais de hospedagem com ar condicionado e/ou janelas e portas teladas garantem melhor proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.