domingo, 16 de maio de 2010

AINDA ESCLARECENDO DÚVIDAS SOBRE A VACINA DA GRIPE H1N1

Continuo recebendo perguntas sobre a vacina H1N1 e como saiu uma publicação do Nº 41 do "Nosso Jornal Rio" com respostas minhas, vou reproduzi-la aqui, e adicionar mais algumas.

E você, já tomou a vacina?
O Nosso Jornal Rio, mais uma vez, voltou a procurar a Drª Meri Baran para elucidar algumas dúvidas em relação a H1N1.

. As dúvidas continuam em relação a vacinação da H1N1. Essa vacina é indicada para todas as pessoas ou somente aquelas que se encontram nos grupos de risco?
-A vacina pode ser utilizada para todas as pessoas e certamente traz o benefício da imunidade para o H1N1. O que foi observado nos 214 países onde o vírus circula é que as pessoas que têm mais tendência a fazer formas graves de gripe por H1N1, podendo até evoluir para o óbito, são as mulheres grávidas, as crianças menores de 2 anos, o adulto jovem na faixa etária de 20 a 39 anos mesmo saudáveis, pessoas de qualquer faixa etária que tenham uma doença crônica como os cardiopatas, os diabéticos, os imunodeprimidos (HIV, câncer, leucemia, uso de medicamento imunodepressor- corticóides, quimioterapia etc.), os neuropatas, os renais crônicos e outros.
Ficou definido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que os países adotariam o esquema de priorizar os grupos de risco, possibilitando a produção e distribuição para um número enorme de países. O Brasil, país continental, tem um programa de vacinação gratuita. O Ministério da Saúde compra as vacinas e distribui para todo o país. A meta é vacinar 90 milhões de pessoas. A vacina é cara e o quantitativo necessário é muito grande e assim como outros países, o Brasil adotou o esquema de vacinação de grupos de risco.
As Clínicas de Vacinação da rede privada estão adquirindo dos laboratórios produtores uma vacina que contempla os vírus da gripe comum e o H1N1 e que pode ser aplicada para todas as faixas etárias sem restrição.

. A vacina H1N1 dói ? Após a vacina o braço pode ficar dolorido?
- É comum uma reação local com inchação e dor que tende a desaparecer espontaneamente a partir do 3º ou 4°dia. O uso de compressas geladas dá um certo alívio e no caso de dor mais forte pode ser usado um antitérmico tipo paracetamol ou dipirona. Se o local apresentar sinais inflamatórios, como vermelhidão e calor, deve ser procurada assistência médica, pois um erro de técnica pode resultar na formação de um abcesso. Esta ocorrência é muito rara e pode acontecer com a aplicação de qualquer vacina ou medicamento injetável.

. Se a pessoa estiver febril ou algum tipo de virose, ela pode se vacinar?- É melhor adiar e fazer a vacina quando já estiver bem.

. Quais são os efeitos colaterais da vacina?- Os efeitos colaterais locais como dor e inchação são os mais frequentes.
Também são observados efeitos colaterais sistêmicos. Os mais frequentes são dor de cabeça, febre abaixo de 39°C, dor muscular, durando em torno de 48 h. A incidência desses efeitos é baixa (menos de 0,1% das pessoas vacinadas).

. Pessoas da terceira idade podem tomar esta vacina junto com a da gripe tradicional? Há alguma contraindicação?- Os idosos que têm alguma doença crônica podem e devem tomar as duas vacinas concomitantemente. Os idosos saudáveis fazem somente a vacina H1N1. As contraindicações são as mesmas para todas as faixas etárias e para as duas vacinas. São as seguintes: 1-pessoas que já tomaram uma dose anterior e tiveram uma reação anafilática (urticária forte, edema de glote, choque anafilático); 2- pessoas que têm alergia ao ovo; 3- pessoas com quadro infeccioso agudo (viroses, infecções bacterianas, gastroenterite) devem adiar e utilizar a vacina quando já estiverem bem.

. As pessoas que não se encontram nos grupos de risco poderão tomar a vacina no Posto de Saúde?Não. Na rede pública a vacina só está sendo oferecida para os grupos de risco.

.Qual é o grau de eficiência dessa vacina?- A eficiência desta vacina é muito boa , ficando entre 90 a 95% de proteção nos adultos com uma só dose e nas crianças após duas doses. Vários estudos publicados em revistas muito bem conceituadas, como New England e The Lancet e realizados com um número significativo de pessoas após receberem a vacina, demonstram esta boa eficácia.

. Como anda o controle das vacinas nos laboratórios particulares?- A Vigilância Sanitária tem um setor que controla clínicas privadas de uma maneira geral. Todas as clínicas de vacinação são avaliadas por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária e a permissão para vacinar depende das condições, físicas e técnicas das mesmas. Na sua grande maioria, as clínicas privadas seguem as recomendações do Programa Nacional de Vacinação do Ministéro da Saúde e as recomendações da OMS.

Outras perguntas que têm sido feitas por telefone , email e pelo blog:
- Posso tomar a vacina junto com outras, como por exemplo a do tétano?R: A vacina contra influenza é uma vacina de vírus inativado e pode ser aplicada com qualquer outra vacina.

- Quantas doses devem ser dadas ao adulto e a criança?
R: O adulto fica imunizado com apenas uma dose de 0,5 ml; a criança menor de 2 anos necessita de 2 doses de 0,25 ml com intervalo de 30 dias; a criança de 3 a 8anos 11 meses e 29 dias necessita de 2 doses de o,5 ml com intervalo de 30 dias.

- O idoso deve tomar as 2 vacinas, isto é, a da gripe comum e a H1N1?
R: O idoso saudável deve tomar apenas a vacina da gripe comum e o idoso com doença crônica deve tomar as duas.

- Se a criança atrasar a 1ª dose, ela deve ser repetida e 1 mês depois fazer uma 2ª dose?
R: Não, a 1ª dose não perde o efeito mesmo atrasando. Ela só necessita tomar a 2ª dose.

- É proibido o uso de bebida alcoólica após o uso da vacina?
R: Não, mas para seu bem estar geral nunca abuse de bebidas alóólicas. Use com moderação.

73 comentários:

  1. Tomei as duas vacinas, (h1n1 A) e vacina dos idosos, tenho 62 anos.Após 5 dias surgiu complicações apenas no braço da gripe suina. Sintomas: braço inchado, dores fortíssimas, impossibilidade total de movimentar o braço. Primeiramente parti para uso de compressas, analgésicos e cada vez piorava o quadro, até que optei pela auto-medicação com diclofenaco de potássio, houve melhora do quadro, mas não total.
    Afinal, amanhã me apresentarei ao médico para continuar tratamento.
    "É bom que se tenha cuidados e orientação com a turma da velha-guarda,pois o vírus, mesmo que atenuado pode trazer sequelas e a velhice por si já é dolorosa.
    " Apesar de todo sofrimento, desejo que a campanha tenha absoluto sucesso, por isso me exponho agora contando minha experiência.
    Mairim

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Mairim por contar sua experiência. Reações locais têm sido as mais frequentes, mas geralmente não tão intensas. Duram em média 3 a 4 dias e obtem-se um certo alívio com compressas geladas. Reações mais intensas devem ser vistas por um médico ou no posto onde foi feita a vacina ou o médico que normalmente asiste a pessoa. È importante que vá ao posto onde se vacinou para possa ser feita a notificação desta reação que você teve ou tem ainda.

    ResponderExcluir
  3. quanto tempo depois de tomar a vacina h1n1 posso tomar cerveja.

    ResponderExcluir
  4. Não tem problema ingerir bebida alcoólica, mas não exagere. Beba com moderação para ser saudável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu esposo toumou a vacina da meningite, após 24 horas inchou e está doendo o q eu faço?

      Excluir
  5. No posto de saúde, a dose aplicada em meu filho de 7 anos foram duas de 0,25mg da Sanofis com intervalo de 30 dias. A bula recomenda 2 doses de 0,5mg para essa idade. E agora? A vacina tomada será eficaz? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  6. posso beber cerveja apos vacina

    ResponderExcluir
  7. Cara Meri,

    Tomei a vacina no dia 25/05 e no mesmo dia percebi a formação de um caroço, como tinha acabado de tomar a vacina imaginei que fosse uma reação adversa da mesma.
    Dois dias depois, o caroço estava maior, não muito dolorido, mas estava entumecido, bem estranho, então fui ao hospital.
    Ao ser avaliada,disseram-me exatamente o que disse "...pois um erro de técnica pode resultar na formação de um abcesso. Esta ocorrência é muito rara e pode acontecer com a aplicação de qualquer vacina ou medicamento injetável".
    Bem, o médico receitou-me cefalexina(500 mg)de 6/6 hs, contudo, já estou no 4º dia de tratamento e o caroço continua do mesmo jeito: do mesmo tamanho, endureçido, porém sem muita dor local.
    Estou um pouco preocupada, pois já tem sete dias que tomei a vacina e o furúnculo permanece do mesmo jeito. O que devo fazer: aguardar o fim do tratamento que são de sete dias ou ir novamente ao hospital?
    Ajude-me, por favor!

    Amanda Leal

    ResponderExcluir
  8. Amanda
    Além do caroço e da dor no local estava quente e vermelho? Porque estes são sinais de de abcesso: dor, inchação ou nódulo, vermelhidão e calor no local. Bom, se o médico diagnosticou abcesso o tratamento está certíssimo. Se diminuiu a dor já é um sinal de melhora. O antibiótico deve ser tomado por 7 a 10 dias. Veja se diminuiu a inchação e o calor no local que também é sinal de melhora. Às vezes as reações locais de vacina deixam um nódulo(caroço) que vai se desfazendo aos poucos. Seria interessante que o mesmo médico que te atendeu visse novamente ou você pode ir ao posto de saúde onde foi aplicada a vacina e pedir para falar com um técnico do "serviço de epidemiologia" e pedir que eles avaliem (sempre tem médico na epidemiologia, mas se não tiver eles pedem para um clínico ver). Pode falar que foi orientação minha. Dê notícias.

    ResponderExcluir
  9. Meri,

    Muito obrigada. Hoje o nódulo está menor. No início estava mais vermelho, quente e bastante dolorido. Hoje percebo que o caroço diminuiu, já não dói tanto,porém continua duro, quente e um pouco vermelho. Hoje é o quinto dia de tratamento e estava preocupada,porque o caroço não dimunuia. Na quinta feira, sétimo dia de tratamento, voltarei ao médico. Naquele posto de saúde, nunca mais voltarei...rs.
    Após a avaliação do médico na quinta, volto a dar notícias. Muito obrigada mesmo, você me tranquilizou bastante com relação ao tratamento.
    Um forte abraço,

    Amanda

    ResponderExcluir
  10. Uma mulher aqui no Ceará morreu depois que tomou a vacina.
    Más ela tinha leucemia,ela tinha algum risco e não sabia?

    ResponderExcluir
  11. A vacina está indicada para pessoas que têm doenças que deprimem o sistema imunilógico, como a leucemia, cancer, AIDS,etc. porque são pessoas que têm mais risco de complicar e ficarem graves se forem contaminadas com o vírus da gripe. Não sei de detalhes do caso mas creio que ela pode ter morrido da própria doença.

    ResponderExcluir
  12. tenho uma menina de cinco anos.ela ja tomou duas doses da vacina h1n1;isso ja faz dois meses.agora fui dar as 2 vacina que é dos quatro ao cinco anos.só que a enfermeira se enganou e deu mais uma dose da vacina h1n1.com isso ela não deu as vacinas que eram pra dar.me pediu que esperace uns quinze dias.isso ta certo.e a terceira dose da vacina vai ter algum problema .no fim ela tomou tres doses da vacina h1n1.me ajude estou preocupada.ela deu a terceira dose hoje dia 29/06/2010.

    ResponderExcluir
  13. Menina que tomou 2 doses de vacina há 2 meses e no dia 29 tomou uma 3ª dose - certamente não vai haver nenhum problema. Inclusive ela pode tomar as vacinas que estão programadas para a idade dela até sem esperar um intervalo. Contudo acho interessante ir ao posto de saúde onde ela fez a vacina e notificar ao Serviço de Epidemiologia o ocorrido. Também se ela fizer daqui há 15 dias as vacinas não há problema. Esses atrasos não invalidam a proteção das doses aplicadas anteriormente.

    ResponderExcluir
  14. Doutora meri, preciso falar com vc urgente, nos so se vimos uma vez na vida quando meu sogro estavinternada o lis cabeleireiro, me envie um email eu lhe peço.
    veronicalindinha2006@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oi! Tomei a vacina H1N1 NO ÚLTIMO DIA DA CAMPANHA, MAS EU ESTAVA NERVOSA, E PUXEI UM POUCO O BRAÇO NA HORA QUE DOEU , A ENFERMEIRA PEDIU PRA EU NÃO ME MEXER, NÃO SEI SE FOI POR ISSO, MAS ATÉ HOJE MEU BRAÇO DOI, AS VEZES NEM POSSO LEVANTAR DIREITO,JÁ SE PASSARAM MESES!
    O QUE PODE TER ACONTECIDO?

    ResponderExcluir
  16. Oi! Você precisa serexaminada por um médico, que pode ser o médico do posto de saúde se você foi vacinada na rede pública ou o médico do seu plano de saúde ou o médico particular. As reações locais duram de 44 a5 dias, no máximo uma semana.Pode ser que poe coincidência voc~e esteja com uma tendinite no ombro que também pode dar dor no braço, ou um estiramenteo muscular. Só o médico examinando é que pode dizer.Melhoras. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  17. CORREÇÃO - desculpe. As reações duram de 4 a 5 dias. Escrevi muito rápido e não revi.
    ESTIRAMENTO no braço em vez de estiramenteo.

    ResponderExcluir
  18. minha mãe apareceu com pequenos nódulos no pescoço após a vacina, fez o exame e acusou ter leucemia gostaria de saber se mais alguem teve est reação.

    ResponderExcluir
  19. Dos relatórios de eventos adversos da vacina no Brasil nenhum se refere a casos de leucemia. A ocorrência de leucemia deve ter sido uma coincidência e que ficou temporalmente associada a aplicação da vacina. Vou procurar na literatura estrangeira se existe algum caso de leucemia notificado como evento adverso da vacina e volto a lhe escrever.

    ResponderExcluir
  20. Oi! Tomei três vacinas no mesmo dia: H1N1 no braço direito e anti- hepatite A e meningite no esquerdo. Não sinto dores, ainda bem. Mas tenho dúvida se esse procedimento foi realizado corretamente, já que foram aplicadas duas vacinas na mesma parte do corpo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Uma amiga super saudável(sem historicos de cancer na familia etc)... após tomar 2 doses da vacina h1n1.. (4 meses depois) apresentou Leucemia aguda.
    Para mim a vacina e mais perigosa que a propria doença.
    Dr's de Plantão... estou pedindo ajuda... pesquisem sobre essa vacina, e podem começar a PERGUNTAR a novos pacientes com LEUCEMIA se os mesmos FORAM vacinados da H1N1... NAO VAMOS NOS CALAR!

    ResponderExcluir
  22. tomei a vacina h1n1 ha uns quatro meses e até hoje meu braço doi. o q fazer?

    ResponderExcluir
  23. Não deveria mais estar doendo pela reação local que a vacina pode dar. A dor pode ser por outras causas. Sugiro que procure atendimento médico para exame mais apurado.

    ResponderExcluir
  24. OI MERI! MINHA FILHA TEM 4 ANINHOS E ELA TOMOU VACINA CONTRA GRIPE ONTEM (02/06/11) HOJE ELA AMANHECEU COM UM CAROÇO AVERMELHADO E QUENTE, ELA NÃO SE QUEIXA DE DOR E NÃO TEVE FEBRE. DAÍ FUI PARA PEDIATRA HOJE E ELA ME INFORMOU QUE SE TRATA DE UMA REAÇÃO DA VACINA E CONSIDEROU NORMAL...MESMO ASSIM FIQUEI DESCONFIADO...O QUE VC ACHA?
    DESDE JÁ AGRADEÇO SUA ATENÇÃO.
    RENATO (PAI)

    ResponderExcluir
  25. Desculpem não ter respondido a tempo pois houve uma atualização do blogspot, mudou a configuração e não estava aceitando meus comentários/resposta.
    Pode realmente ocorrer uma reação local deste tipo.O serviço de saúde precisa observar e acompanhar para ter certeza que não se trata de um abcesso.

    ResponderExcluir
  26. minha filha tem 9 anos e tomou duas doses da vacina h1n1 aos 7 anos hoje com 9 anos ela precisa tomar de novo mesmo com esse intervalo de dois anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por acessar o meu blog. A vacina sazonal que é aplicada sempre na estação da gripe (outono/inverno) já protege contra o H1N1 também. Esta vacina deve ser aplicada uma vez por ano tanto na criança como no adulto. Como sua filha já tem 9 anos ela só necessita tomar 1 dose.

      Excluir
  27. Vacinei minha filha de 4 anos 15/05/12 a vacina H1N1 no pediatra, ele aplicou no braço S/C, e hoje o local esta inchado,vermelho e quente, no ano passado foi aplicado no glúteo IM e deu a mesma reação, fico preocupada com essa reação, estou em contato com o médico, gostaria de uma opinião, obrigada Simone Santo André.

    ResponderExcluir
  28. por favor me ajudem, meu bebe tem 1 ano e 10 meses tomou a vacina noa região glútea, nos primeiros dias havia só um carocinho bem pequeno agora depois de 16 dias notei um caroço grande e duro, estou apavorada, o que devo fazer? levo ao pronto socorro pois pediatra ele só tem marcado em julho, e não sei como proceder vou deixar meu email. muito obrigada

    renata.cris.couto@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Oi! Tudo bem? Tomei três vacinas no mesmo dia, uma dupla adulto, uma de hepatite e a da H1N1. Gostaria de saber se posso beber whisky com energético, umas duas doses só rsrs...já faz mais de 24 horas que fui vacinado. Posso?

    ResponderExcluir
  30. Prezado Carlos Alberto
    A vacinação não é contra indicação para o uso de bebidas alcoólicas, porém use com moderação. Uma dose creio já ser suficiente. Não conheço o efeito de whisky com energético, mas acho um certo exagero. Cuidado!

    ResponderExcluir
  31. Dª eu tomei a vacina em maio deste ano no interior de são paulo,só que levei o cartão eu queria saber se esta vacina imuniza contra a gripe H1N1 ou é só contra a influenza (gripe)
    obrigado no aguardo.
    ulisses cotrim de lima 73 anos de idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Sr. Ulisses
      A vacina aplicada este ano em todo o Brasil já inclui na sua formulação o componente H1N1.Pode ficar tranquilo.
      Meri Baran

      Excluir
  32. Nos postos de saúde dizem que a vacina H1N1 está junta com a do idoso,isso é verdade?

    ResponderExcluir
  33. É verdade sim. A vacina que é dada anualmente e que costumamos chamar de "vacina da gripe sazonal" é indicada para todas as pessoas acima de 6 meses de idade. No Brasil ela é dada para o idoso que é um dos grupos de maior risco para complicações, principalmente a pneumonia.
    A vacina é formulada baseada nos virus da gripe que circulam a cada ano. O H1N1 continua circulando em vários países do mundo então ele está incluido nesta vacina sazonal, que as pessoas devem tomar uma vez ao ano, um pouco antes da estação da gripe (inverno).
    Meri Baran

    ResponderExcluir
  34. 23/05/13

    Bastante esclarecedor! obrigado, continui nos informando......

    ResponderExcluir
  35. minha filha tomou a vacina da gripe ontem e hoje reparei um carocinho em seu braço , é normal ?
    Ela nao reclama de dor , nem teve febre

    ResponderExcluir
  36. O que eu faço, meu filho tomou a vacina e o braço ficou enchado e quente o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È comum este tipo de reação após a vacina. Geralmente aparece no mesmo dia da aplicação ou no dia seguinte. Pode haver dor também . Compressas geladas melhoram bastante esta reação que dura alguns dias e desaparece. Se porém a vermelhidão, o inchaço e a dor aumetam apesar das compressas pode ter acontecido algum problema como a formação de um abcesso. Neste caso é importante levar a um serviço médico ou ao pediatra que atende a criança para examiná-la.
      Meri Baran

      Excluir
    2. Resposta ao anônimo de14 de junho sobre o aparecimento de um carocinho no braço da filha após a vacina da gripe..
      Pode ocorrer sim este tipo de reação. Compressas geladas ou gelo durante 5 a 10 minutos 3 a 4 vezes ao dia devem ter bom resultado.
      Meri Baran

      Excluir
  37. minha filha tomou hoje a h1N1 de manha. Agora anoite esta febriu quase 38¤ é normal?Começou a tossir e um pouco esta cançada pode ser alguma reaçao? Ela tem 6anos e 9meses foi indicada a tomar por ter quadros de bronquite alergica.

    ResponderExcluir
  38. Dra. Tomei a vacina H1N1 há 1 semana e faz 3 dias que estou com febre, principalmente durante a noite. Hoje apareceu um caroço pequeno e esbranquiçado atrás da minha orelha, está um pouco dolorido. Será que tem alguma ligação com a vacina?
    Desde já agradeço a atenção!
    Que Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vacina pode dar um quadro de febre principalmente nos dois primeiros dias. O caroço atrás da orelha pode ser um gânglio aumentado de volume, o que não é comum pós vacina de gripe. Acho que você deve procurar atendimento médico para ser examinada e esclarecer melhor se coincidentemente você está tendo uma virose ou outro problema que esteja causando estes sintomas. Atenciosamente. Meri Baran

      Excluir
    2. A vacina pode dar um quadro de febre principalmente nos dois primeiros dias. O caroço atrás da orelha pode ser um gânglio aumentado de volume, o que não é comum pós vacina de gripe. Acho que você deve procurar atendimento médico para ser examinada e esclarecer melhor se coincidentemente você está tendo uma virose ou outro problema que esteja causando estes sintomas. Atenciosamente. Meri Baran

      Excluir
    3. A vacina pode dar um quadro de febre principalmente nos dois primeiros dias. O caroço atrás da orelha pode ser um gânglio aumentado de volume, o que não é comum pós vacina de gripe. Acho que você deve procurar atendimento médico para ser examinada e esclarecer melhor se coincidentemente você está tendo uma virose ou outro problema que esteja causando estes sintomas. Atenciosamente. Meri Baran

      Excluir
    4. A vacina pode dar um quadro de febre principalmente nos dois primeiros dias. O caroço atrás da orelha pode ser um gânglio aumentado de volume, o que não é comum pós vacina de gripe. Acho que você deve procurar atendimento médico para ser examinada e esclarecer melhor se coincidentemente você está tendo uma virose ou outro problema que esteja causando estes sintomas. Atenciosamente. Meri Baran

      Excluir
  39. Oi tudo bem! Meu filho de 11 meses tomou a primeira dose da vacina H1N1 dia 04/05/16 e 30 dias depois vai tomar a segunda dose.A dúvida é a seguinte, sei que para idade dele são duas doses de 0,25ml, mas se no caso a enfermeira errou e aplicou uma dose de 0,5ml daria alguma reação? E se isso aconteceu vai fazer mal ele tomar a segunda dose??? Por favor me ajude estou muito preocupada.

    Meu email deboraponteado@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. O ideal para a idade de seu filho são 2 doses de 0,25ml. É bem provável que ele tenha tomado esta dose. Seria então necessário uma segunda dose. Quando ocorre um erro como este a criança tomando a segunda dose de 0,25 ml geralmente não apresenta problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi muito obrigada por me ajudar! Se ele tivesse tomado a de 0,5 invés da de 0,25 teria dado alguma reação por a quantidade ser maior para idade dele? No caso não deu reação alguma. Mas na segunda dose pode dar reação mesmo não dando na primeira??? Desde já agradeço!

      Excluir
    2. Geralmente quando a criança ou adulto toma doses maiores o sistema imunológico se comporta como se ele estivesse tomando só uma dose e se ocorrerem reações são as mesmas que ocorreriam com uma dose. Creio que com uma segunda dose, um mes após a primeira não devem ocorrer reações.

      Excluir
    3. Geralmente quando a criança ou adulto toma doses maiores o sistema imunológico se comporta como se ele estivesse tomando só uma dose e se ocorrerem reações são as mesmas que ocorreriam com uma dose. Creio que com uma segunda dose, um mes após a primeira não devem ocorrer reações.

      Excluir
    4. Creio que não haveria problema. A segunda ose deve ser dada 1 mes após a primeira.

      Excluir
    5. Creio que não haveria problema. A segunda ose deve ser dada 1 mes após a primeira.

      Excluir
  41. Há dois anos minha filha tomou a vacina h1n1,depois de 12 horas surgiu vários efeitos colaterais como:febre,inchaço local,vermelhidão,quente o local,local rígido,criou um edema no braço todo. Ela chegou a se enternar 10 dias.Os médicos falaram que tinha sido uma bactéria.

    ResponderExcluir
  42. A vacina da gripe sazonal que é aplicada anualmente inclui o vírus H1N1 e mais 2 vírus. Costuma ser pouco reatogênica. O mais comum é a reação local com dor, inchaço e vermelhidão que com o uso de compressas geladas desaparecem em mais ou menos 48 horas. Creio que, no caso de sua filha deve ter havido alguma contaminação com bactéria no momento da aplicação, podendo ocorrer a formação de abcesso ou celulite. Não posso confirmar isto pois não examinei a sua filha naquela ocasião.

    ResponderExcluir
  43. Olá tomei a vacina tem mais ou menos 04 semanas, agora mim apareceu no pescoço uma glândula dolorida isso è normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que pode ser um gânglio. A vacina da gripe não costuma dar ganglios aumentados principalmente após um tempo maior. Seria aconselhável procurar atendimenyto médico para avalair se existe algum problema de onflamação de garganta, ou alguma infecção na boca, ou outras causas de surgimento de gânglios no pescoço.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  44. Boa tarde pode fazer exercícios físicos no mesmo dia da vacina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim. Evite exercícios mais fortes com o braço onde a vacina foi aplicada, principalmente se tiver dor ou inchaço no local da aplicação.

      Excluir
  45. Meu filho tomou a vacina já vai fazer um mês dia trinta,e o braço ainda está inchado,quente e dolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A reação local da vacina não costuma durar tanto tempo. Procure o posto de saúde onde a vacina foi aplicada ou o seu pediatra para avaliação médica.

      Excluir
  46. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  48. Oi doutora, tomei a vacina ontem e no local da aplicação está quente, inchado, dolorido e estava coçando coloquei gelo q fez melhorar a coceira mais ainda esta quente, inchado e dolorido no local. É normal? Estou preocupada!

    ResponderExcluir
  49. Esse tipo de reação pode ocorrer nas primeiras 48 horas após a aplicação da vacina da gripe;é uma reação local esperada. Continue colocando gelo. Se não melhorar procure atendimento médico.

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.