quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Agravos de saúde em pessoas que participam de grandes eventos

Viajantes que participam de eventos de grande aglomeração humana estão sujeitos a agravos de várias naturezas.
Um estudo publicado no "Journal of Travel Medicine" em dezembro de 2009, avaliou pessoas que retornaram do Hajj (meca)- maior evento muçulmano que ocorre uma vez ao ano na Arábia Saudita. Recebe aproximadamente mais de 2 milhões de peregrinos de todo o mundo. O maior problema são as doenças infecciosas. A causa maior de internações em hospitais tem sido infecção aguda do aparelho respiratório.
A enorme concentração de pessoas representa risco para a ocorrências de surtos locais, que depois podem se disseminar para outros países.
O estudo observou peregrinos franceses que retornaram do Hajj em 2007 através de uma investigação prospectiva, utilizando o preenchimento de um questionário sistematizado.
Um total de 545 pessoas participaram do estudo. A média de idade foi de 61 anos (entre 2 e 87 anos). Como doença prévia, 134 declararam dificuldade de caminhar(26%); 114 eram diabéticos (21%); 113 hipertensos(21%); 52 com hipercolesterolemia(10%); 32 com doença respiratória crônica(6%)e 4 com diarréia crônica(1%).
A frequência de diabetes, hipertensão e hipercolesterolemia foi significativamente maior em pessoas com idade acima de 55 anos e em pessoas do sexo feminino.
Um total de 462 peregrinos(84,8%) responderam ao questionário ao voltar para casa. Destes, um total de 272 viajantes (58,9%) apresentaram pelo menos um problema de saúde durante a viagem e 202 (43,7%) consultaram um médico durante a viagem. 13 peregrinos foram hospitalizados, dos quais 7 tinham infecção respiratória, 3 com diabetes incontrolado, 2 com problemas cirúrgicos, 1 com infecção de pele e 1 com trauma.
A maior queixa entre os viajantes foi tosse, seguida de dor de cabeça, stress pelo calor e febre. A frequencia de episódios de tosse, associados a febre ou não, aumentou significativamente com a idade. Pessoas do sexo feminino apresentaram maior frequencia de tosse associada com febre, quando comparadas com as do sexo masculino. Alguns tiveram diarréia e vômitos.
Todos os participantes deste estudo foram vacinados contra Influenza antes da viagem e segundo os autores, outras causas de infecção respiratória que não a influenza podem ter ocorrido ou outras cepas de influenza que a vacina não continha. Manter uma boa higiene de mãos com água e sabão ainda é uma boa maneira de prevenir quadros respiratórios durante a peregrinação.
Apesar do hajj não ter sido realizado no verão ocorreram casos de stress pelo calor. Exaustão pelo calor e AVC desencadeado pelo calor são a maior causa de morte quando o Hajj é realizado no verão.
É importante salientar que as autoridades da Arábia Saudita desenvolvem medidas preventivas importantes como ar condicionado nos ambientes e tendas, proibição de circulação de carros, áreas de descanso, provisão de grande quantidade de água de boa qualidade e informações individuais como, beber muita água, uso de roupas leves e guarda sol, uso de protetor solar e higiene das mãos.
Os resultados deste estudo estão consistentes com outro estudo prospectivo conduzido num grande coorte de peregrinos Iranianos.
Problemas de saúde associados ao Hajj estão muito mais relacionados a aglomeração de pessoas do que a viagem em si.
Ficou evidente neste estudo que as mulheres apresentaram mais doenças de base cardiovascular crônica e diabetes e sofreram com maior frequencia episódios de tosse associados a febre. Mulheres idosas que participaram do hajj foram consideradas de alto risco e medidas preventivas devem ser reforçadas neste grupo.
Estes resultados devem ser levados em conta para outros eventos de grande aglomeração humana como, por exemplo, aqui no Brasil, a grande romaria a Aparecida no dia da santa e os próximos eventos esportivos de grande importância que aqui serão realizados.
Meri Baran

2 comentários:

  1. Muito boa esta matéria.
    Nestes eventos pensa-se mais na ocorrência de hepatites, gastroenterites e esquecemos das infecões respiratórias que sempre são altamente transmissíveis e a importância de lavar as mãos.

    ResponderExcluir
  2. Doutora meri, gostaria que me desse seu email, preciso falar urgente com vc
    veronicalinha2006@hotmail.com

    Você conheceu meu sogro o luis, cabeleireiro.

    ResponderExcluir

Se você não tem um blog utilize a opção anônimo no campo "comentar como" abaixo do seu comentário. Se quiser deixe seu nome e email.